Barra Mansa iniciará projeto Orçamento Transparente entre secretarias

0

BARRA MANSA
Será lançado nesta quarta-feira, pela Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Finanças, o projeto Orçamento Transparente. O objetivo é identificar quais são as dificuldades das unidades gestoras nos limites e manejo dos seus orçamentos, abordando de forma didática a composição do orçamento municipal, bem como a sua construção e evolução. A primeira secretaria a participar do processo será a de Assistência Social e Direitos Humanos.
Uma reunião foi realizada nesta terça-feira, 21, pelo secretário Leonardo Ramos de Oliveira, pela coordenadora de Orçamento e Planejamento, Márcia Aparecida de Freitas, o subsecretário do Tesouro, Everton Rezende Costa, e o gerente de Governança da Informação, Pedro Henrique Pereira de Andrade De acordo com o secretário Leonardo Ramos de Oliveira, o projeto está vinculado à reestruturação da área de planejamento orçamentário do município, que no ano de 2023 passou a ser de responsabilidade da Secretaria de Finanças.
“O intuito dessa nova ação é tornar o orçamento colaborativo, tendo participação direta dos secretários municipais e pontos de apoio. Nós realizaremos reuniões colaborativas com as demais secretarias ao longo do ano. Com isso buscamos dar mais celeridade e transparência ao processo”, informou Leonardo, reforçando a necessidade de trazer as pessoas para dentro da Secretaria de Finanças, para que entendam como funciona o mecanismo do orçamento, assim como permitir que se capacitem cada vez mais sobre essa ferramenta.
Já o subsecretário do Tesouro, Everton Rezende Costa, destacou a importância desse trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Finanças e as possibilidades que serão abertas. “O objetivo maior do projeto é dar mais transparência e agilidade nesse processo. isso permite uma nova estrutura para a peça orçamentária, que é o início de todo planejamento relativo às receitas e despesas do município. Nosso foco é que a peça orçamentária seja melhor utilizada por todas as secretarias”, comentou Everton.
O Orçamento Transparente funcionará como um instrumento de planejamento, segundo Márcia Aparecida de Freitas, para detalhar a previsão dos recursos a serem arrecadados (impostos e outras receitas estimadas) e a destinação dos mesmos.
O Orçamento de uma cidade é composto por receitas e despesas para o ano seguinte. É composto por três instrumentos: Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA).

Deixe um Comentário