Banda Pró-música Kids é a verdadeira união das crianças e a música

0

A função cultural, social e de expressão de sentimentos da música é inquestionável. Ela está sempre presente em todas as sociedades e faz parte de ritos e cerimônias. Todos somos seres musicais, capazes de identificar e codificar uma série de sons, timbres, contornos melódicos, harmonias e ritmos. Ouvir música é uma atividade que requer o bom funcionamento dos sistemas auditivo e nervoso, o que faz dessa experiência algo não só mecânico, mas também sensorial, nos emociona, acalma, estimula e ajuda a sincronizar o trabalho e as atividades de lazer.

A música possui um papel importante na educação das crianças. Ela contribui para o desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo, cognitivo e linguístico, além de ser facilitadora do processo de aprendizagem. A musicalização é um processo de construção do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação.

Na educação infantil, a musicalização está relacionada a uma motivação diferente do ensinar, em que é possível favorecer a autoestima, a socialização e o desenvolvimento do gosto e do senso musical das crianças.

Cantando ou dançando, a música de boa qualidade é uma grande aliada no desenvolvimento saudável das crianças. Por este motivo, Rodrigo Nicheli, criou a Banda Pró-música Kids, que é composta exclusivamente por crianças. Seu principal objetivo é estimular nelas o gosto pela música e pela cultura. “Me sinto com a responsabilidade de fomentar e dar suporte para que cada vez mais crianças se interessem pelo estudo da música”, argumentou Rodrigo. A banda tem feito apresentações em Volta Redonda e região.

OS BENEFÍCIOS DA MÚSICA

O músico Rodrigo Nicheli, que é professor e coordenador de uma escola de música em Volta Redonda garante que, a música pode trazer benefícios em vários níveis. Por exemplo, treinando o ouvido, é possível desenvolver a capacidade de perceber corretamente os sons e timbres desde muito cedo na infância. Além disso, segundo ele, podem-se melhorar algumas capacidades do tipológico, viso-espacial e linguístico.

Nicheli  lembrou que, um estudo realizado no Canadá demonstrou o aumento do QI imediatamente após um período de treinamento musical, já que as crianças apresentavam melhor desempenho em uma série de itens contidos no teste para avaliação das habilidades visuais, espaciais e matemáticas. “E sabe aquela ansiedade do seu filho de querer tudo para agora? Ao aprender a tocar um instrumento, por exemplo, ele vai perceber que nem tudo acontece tão rápido”, destacou, ressaltando que, uma canção é uma das coisas mais difíceis e demoradas para aprender. “Quando um aluno começa a estudar e quer sair tocando, muitas vezes até pensa em desistir. Logo, ele aprende que é preciso esforço, treino e perseverança”, completou.

Lembrou que, as crianças que não têm acesso à educação musical, perdem a oportunidade de desenvolver plenamente o seu potencial. “Quanto mais um professor sabe ou conhece sobre música e sobre os recursos pedagógicos necessários para apresentá-la às crianças, mais pode ajudar a ampliar as suas experiências de escuta, contribuindo de forma abrangente e efetiva no processo de desenvolvimento e aprendizagem dessas crianças até a fase adulta. A linguagem musical é herança cultural de toda a história da humanidade e deve ser aproveitada, na educação como um todo”, concluiu o músico.

BANDA PRÓ-MÚSICA KIDS

VOZ: Ilana Vieira & Manuela Nicheli

GUITARRA E BAIXO: Maria Luiza & Antonia de Paula

GUITARRA: Elanor Guidoreni

BATERIA E TECLADO: Leo Couto

Deixe um Comentário