Aulas presenciais em Porto Real só vão retornar em 2021

0

PORTO REAL

O prefeito Ailton Marques e o secretário de Educação, Cultura e Turismo do município, Robson Paulino, informaram que as aulas presenciais nas escolas da rede municipal só vão retornar no próximo ano. A notícia foi dada na noite de terça-feira, dia 15, durante transmissão ao vivo nas redes sociais do prefeito. Paulino também informou que a prefeitura, vai implantar no próximo ano, o ensino híbrido, onde o estudante vai completar dois anos em um. Já os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) vão passar, nos próximos dias, por uma avaliação de reclassificação, para não perderem o ano.

De acordo com o secretário de educação, Cultura e Turismo, Robson Paulino, o retorno das aulas presenciais no município só acontecerá no dia 02 de fevereiro de 2021. O secretário e representantes da Secretaria Municipal de Educação, em reunião com o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), estabeleceram duas resoluções. A primeira resolução diz respeito ao retorno das aulas presenciais. “Caso não ocorra alguma mudança sobre a questão da propagação e de uma vacina contra o novo coronavírus (Covid-19), nós só iremos retornar as aulas presenciais em Porto Real no dia 02 de fevereiro de 2021. Esta decisão foi uma resolução do Conselho Municipal de Educação e hoje (terça-feira) validada pelo Ministério Público que também tem este entendimento que na situação atual, a volta das crianças nas escolas não seria seguro”, anunciou Robson. Ele também explicou que o aluno não vai perder o ano letivo. “Nós vamos utilizar a Lei n.º 14.040/20, que permite que o aluno cumpra dois anos letivos em um. A secretaria de Educação já está fazendo o planejamento e os professores estão desenvolvendo todo o material educacional. Os pais e responsáveis entendam que seus filhos não terão nenhuma perda. Eles vão cumprir dois períodos em um, como já acontece hoje na aceleração. Já a partir de 2022 voltaremos ao normal”, disse o secretário, acrescentando que será um ensino híbrido. “Vamos fazer um ensino híbrido com uma parte em casa e outra na escola. É importante que os pais entendam isso. Caso o aluno tenha dificuldade, vamos oferecer as aulas de reforço”, explicou. Paulino disse ainda que o professor dará todo o suporte ao estudante. “Caso o aluno não tenha internet, o professor vai dar todas as atribuições que o aluno tenha que realizar naquele dia com o material. Ele vai fazer no período da tarde quem estuda de manhã e de manhã para quem estuda à tarde. A gente vai conduzir desta forma que acreditamos ser mais coerente”, destacou Robson, informando que a Secretaria de Educação já está com o calendário do ano letivo de 2021 pronto. “Já temos tudo organizado para o setor de educação de Porto Real”, completou .

Secretário de Educação, Robson Paulino, mostra que calendário escolas de 2021 já está pronto-Reprodução Cyntia Freitas

AMPLIAÇÃO DOS HORÁRIOS ADMINISTRATIVOS NAS ESCOLAS

A partir dos próximos dias os atendimentos administrativos nas escolas serão ampliados. Os setores administrativos vão funcionar de segunda a sexta-feira, no período de 8 às 17 horas. “O horário que nós devemos seguir tendo em vista a resolução que tivemos uma reunião com o Ministério Público. Entendemos que a escola é um ambiente de acolhimento para aquela criança e família que precise. Neste novo período, as escolas estarão abertas para receberem as famílias”, disse Paulino.

AVALIAÇÃO DE RECLASSIFICAÇÃO

Para que os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) não percam o ano letivo, eles vão passar, nos próximos dias, por uma avaliação de reclassificação. A partir desta avaliação, os alunos do nono ano poderão ingressar no Ensino Médio a partir de 2.021. “Teremos uma reunião com os diretores para definir esta avaliação. Vamos informar aos pais e responsáveis por meio de WhattsApp e dos nossos meios de comunicação que estes alunos vão fazer uma avaliação de reclassificação para que eles possam ir para o Ensino Médio no ano que vem”, disse o secretário de Educação, ressaltando que os alunos poderão fazer uma escolha sobre o ano letivo. “Como sempre na educação nós damos escolhas. Se o aluno decidir que quer fazer Maria Hortência, Ciep e Maria Graciane. Se ele não quiser, ele passará pelas avaliações dentro da prova de reclassificação”, informou.

O horário administrativo nas escolas de Porto Real teve seu horário ampliado de 8 às 17 horas, de segunda-feira a sexta-feira, para receber famílias de alunos.

error: Conteúdo protegido !