Atleta paralímpico de futebol de cegos Rafael Eleutério é recebido pelo prefeito de Volta Redonda

0

VOLTA REDONDA

O prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, recebeu, na manhã dessa quinta-feira, 24, o atleta de futebol de cegos, Rafael Eleutério. O atleta que estava acompanhado do secretário da Pessoa com Deficiência, Washington Uchôa, e vai representar a cidade do Aço em uma competição que será realizada no Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro, em São Paulo.

Rafael vai jogar a Série B do Campeonato Brasileiro de Futebol de Cegos pela Associação dos Deficientes Físicos de Pelotas do Rio Grande do Sul (Asdefipel/RS). Ele será o único atleta do Sul Fluminense a disputar a competição.

Neto parabenizou Eleutério pela trajetória e desejou boa sorte na competição. “Parabéns pela carreira, boa sorte no novo desafio e bons jogos. É uma honra ter você representando Volta Redonda e pode ter certeza que você é um orgulho para a nossa cidade”, disse Neto.

Washington Uchôa comentou sobre o projeto de criar um time de futebol de cegos na cidade. “Rafael vai representar nossa cidade e nosso objetivo é criar um time também em Volta Redonda. Hoje ele está indo nos representar em outro estado e amanhã a ideia é ter isso aqui em nossa cidade. É importante para inclusão mostrar que eles também são capazes de jogar bola e fazer bonito”, salientou o secretário.

Rafael comentou sobre a competição, frisou a importância da visita e falou um pouco sobre sua carreira. “Surgiu o convite, vou estar lá participando como único atleta do Sul Fluminense e vai ser bacana demais. Não é o primeiro campeonato que eu participo, já disputei o mesmo campeonato por Volta Redonda, tivemos aqui na cidade, por duas vezes, um time da modalidade. Tenho essa trajetória, já estive em várias equipes, essa visita agora ao prefeito é importante, vamos continuar trabalhando para ter esse time aqui novamente”, afirmou informando que quem tiver interesse em conhecer um pouco mais sobre sua carreira pode acessar o canal ‘Visão de Rafael’, clicando aqui.

A COMPETIÇÃO

A partir do próximo domingo, dia 27, acontece no Centro de Treinamento Paraolímpico, em São Paulo, o Campeonato Brasileiro de futebol de cegos – Série B, que terá a participação de oito clubes que disputarão duas vagas para acessar a primeira divisão.

A segunda divisão do futebol de cegos não foi realizada em 2020 e 2021 por conta da pandemia de Covid-19. O torneio conta com dois grupos de quatro equipes que se enfrentam entre si em turno único. As duas primeiras de cada chave se cruzam nas semifinais (1º A x 2º B; 1º B x 2º A).