Articulações são iniciadas para presidências das câmaras

0

SUL FLUMINENSE

O primeiro dia do ano já começará com as posses dos eleitos para o Executivo e Legislativo da região. Mais as articulações para definir quem assumirá as presidências das câmaras não é algo que será somente no novo ano. Elas já começaram e estão a pleno vapor. Em poucos casos, no dia da votação, que é após as posses, há surpresas. O que conta mesmo são as composições já iniciadas.

Em Barra Mansa, um candidato já se apresentou. Trata-se de Furlani (PSDB). O mais votado na cidade com 2.435 votos. Porém, estar primeiro no ranking dos mais votados pode não garantir sua eleição. Existem outros nomes lançados nos bastidores, como do vereador reeleito Daniel Volpe Maciel (PP), de Marquinho Pitombeira (DEM) e ainda de Jefferson Mamede (PSC).

Na cidade, o mandato de presidente é de um ano e a eleição acontece após a posse dos 19 parlamentares eleitos e, depois o presidente escolhido empossa prefeito Rodrigo Drable e a vice Fátima Lima. A solenidade, que será transmita pelo Youtube da Câmara de Barra Mansa, está marcada para o dia 1º de janeiro, às 9 horas, no Clube Municipal. O evento não será aberto ao público, em virtude da pandemia da Covid-19.

Já em Volta Redonda a eleição será diferente. Ao invés de escolher o próximo presidente, no dia 1º de janeiro, às 10 horas, na sede do Legislativo, serão empossados o prefeito Antonio Francisco Neto, o vice Sebastião Faria, e 21 vereadores, são escolhidos os quatro presidentes e membros da Mesa Diretora de toda a legislatura. E os nomes, segundo fontes, podem ser: Neném (DEM), Edson Quinto (PL), Paulo Conrado (DC) e Sidney Dinho (Patriota). Não é possível afirmar, porém, qual será a ordem dos eleitos, ou seja, em quais anos serão presidentes.

DOIS GRUPOS

Pela primeira vez, no Legislativo resendense, serão eleitas a composição das Mesas Diretoras para os biênios 2021/2022 e 2023/2024. Corre a boca pequena que dois grupos vão participar dos dois pleitos. A eleição será realizada de uma só vez, durante a posse do prefeito Diogo Balieiro Diniz, vice-prefeito Geraldo Cunha, o Geraldinho e dos 17 vereadores, no próximo dia 1º, às 19 horas, no Teatro da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman).

Segundo os comentários nos corredores da Câmara de Vereadores, da prefeitura e até no meio político, o prefeito Diogo Balieiro Diniz vai governar tranquilamente os próximos quatros anos. Tudo porque os dois grupos que vão concorrer às eleições fazem parte do governo municipal. Para a primeira composição da mesa diretora para o biênio 2021/2022 a chapa seria encabeçada pelo vereador Reginaldo Paulo da Silva, o Reginaldo Engenheiro Passos (Podemos) que ainda terá mais três parlamentares que participarão da formação da mesa. Já para o segundo biênio 2023/2024 a chapa concorrente teria a frente o vereador Sandro Ritton (Democratas). O burburinho é de que os dois grupos teriam o apoio nas duas eleições de 13 vereadores, sendo só quatro parlamentares contra que estariam tentando correr atrás para arrebanhar mais opositores.

Os candidatos têm até o dia 31 de dezembro para inscrever as chapas, segundo o Regimento Interno.

 

Deixe um Comentário