Arie Floresta da Cicuta comemorou 33 anos

0

Uma das primeiras Áreas de Relevante Interesse Ecológico do Brasil, a Arie Floresta da Cicuta, comemorou na última terça-feira, 33 anos de criação. Situada entre os municípios de Barra Mansa e Volta Redonda, a Floresta da Cicuta foi inicialmente indicada para ser transformada em Unidade de Conservação Federal (UCF) através da Resolução Conama nº 005, de 5 de junho de 1984, e transformada em Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) através do Decreto Federal nº 90.792 em 09 de janeiro de 1985. A Arie foi criada com o objetivo de proteger e conservar um dos últimos remanescentes no estado do Rio do tipo (fisionomia) de Mata Atlântica mais devastado de todo o bioma, a Floresta Estacional Semidecidual (ver abaixo), além de servir como refúgio para importantes populações de espécies da fauna e flora regional. Entre as espécies oficialmente ameaçadas de extinção protegidas pela Arie Floresta da Cicuta encontram-se o bugio-ruivo (Alouatta guariba clamitans), o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), a lontra (Lontra longicaudis), a gameleira-grande (Ficus cyclophylla) e o jequitibá-rosa (Cariniana legalis).

Para o analista ambiental da unidade de conservação, Sandro Leonardo Alves, a Arie Floresta da Cicuta encontra-se em seu melhor momento destes 33 anos de existência com a implantação do plano de manejo, a renovação do conselho gestor, diversas pesquisas científicas em desenvolvimento e o Programa de Voluntariado estruturado, ações rotineiras de fiscalização e com um envolvimento cada vez maior da sociedade.

Segundo Sandro, ao longo de 2017 a unidade recebeu 565 visitantes. “A unidade de conservação vem cumprindo plenamente com o seu objetivo de conservação da biodiversidade e hoje é reconhecida, tendo se consolidado como um referencial ambiental, cultural e histórico de todo o povo Sul Fluminense”, ressalta Sandro reforçando a importância do trabalho dos voluntários que atuam na reserva. “Além do fato de aproximar cada vez mais a Unidade de Conservação da população, estreitando os vínculos, aumentando o reconhecimento da importância da unidade para a conservação dos recursos naturais da região e possibilitando o desenvolvimento de habilidades e experiência prática dos voluntários que são em sua maioria estudantes de ensino superior de Volta Redonda e Barra Mansa, o programa de Voluntariado da Arie Floresta da Cicuta também contribui diretamente para a geração de dados sobre a biodiversidade protegida pela Unidade que servirão como subsídios para a tomada de decisão sobre as ações e atividades de gestão e manejo de toda a Floresta”, destacou o analista ambiental.

FLORESTA ESTACIONAL SEMIDECIDUAL

É um tipo de Mata Atlântica. A Mata Atlântica é um bioma constituído por diferentes tipos de Floresta, que chamamos de fisionomias. De todos os tipos de Mata Atlântica que existem a Floresta Estacional Semidecidual, também conhecida como Floresta de Interior, é o tipo mais devastado, principalmente no estado do Rio de Janeiro que apresenta poucos remanescentes deste tipo de Mata, sendo um deles a Arie Floresta da Cicuta. A Floresta Estacional Semidecidual tem esse nome pq ela se situa em uma região com uma estacionalidade (sazonalidade) bem marcante, com duas estações bem definidas: uma chuvosa (no fim e começo do ano) e outra seca (no meio do ano), por isso o nome “Estacional”, e “Semidecidual” está relacionado a deciduidade (queda) das folhas das árvores deste tipo de floresta: semi = metade, decidual = queda, ou seja, neste tipo de floresta aproximadamente metade das árvores perdem as suas folhas durante o período mais seco (meio do ano) como estratégia de conservar a água e enfrentar os meses sem chuva desse período.

Deixe um Comentário