Angra tem 188 desabrigados pelas chuvas e três pessoas ainda desaparecidas

0

ANGRA DOS REIS

O município segue sofrendo com as consequências das chuvas dos últimos dias. Na cidade, de acordo com a Defesa Civil, três pessoas continuam desparecidas e 188 estão desabrigadas. Todas foram vítimas de deslizamento de terras. Mais de 590 vistorias foram realizadas em residências e mais de 80 na Ilha Grande. Engenheiros e geólogos seguem percorrendo vários pontos do município e da Ilha com a finalidade de avaliar as condições das casas e suas localidades, após solicitação dos moradores por telefone nos últimos dias.

Entre os dias 3 e 5 de abril, a Defesa Civil de Angra dos Reis realizou mais de 590 vistorias em residências no continente e mais de 80 na Ilha Grande. Equipes formadas por engenheiros e geólogos estão percorrendo o município e diversos pontos da Ilha para avaliar as condições de imóveis e suas localidades, conforme as indicações e os chamados da população feitos pelos telefones de emergência nos últimos dias, o 199 e o (24) 3365-4588. Três pessoas seguem desparecidas na Ilha Grande.

PRIMEIRA AVALIAÇÃO

De acordo com a Defesa Civil, cerca de 100 bairros já receberam a primeira avaliação da engenharia. Na Ilha Grande, as equipes estão visitando todas as praias de onde foram enviadas solicitações da população. Até o fechamento desta edição, além da Vila do Abraão, as praias de Palmas, Aventureiro, Enseada das Estrelas e Provetá foram atendidas. Nos próximos dias, os profissionais devem passar pelas praias de Araçatiba, Sítio Forte e Praia Vermelha.

Até o fechamento desta edição, das 593 ocorrências registradas pela Defesa Civil, 129 estavam com o status de interditadas em bairros do continente e passarão pela avaliação de geólogos. Na Ilha Grande, entre as 80 ocorrências atendidas até o momento, 25 tiveram avaliação inicial que indicavam a necessidade de interdição e, assim como no continente, serão visitadas pelos profissionais geólogos. Vale lembrar que, a equipe de Angra dos Reis contou com o apoio de engenheiros e geólogos do Governo do Estado com a finalidade de aumentar a capacidade de atendimento diante do número de demandas.

APOIO PARA OS DESABRIGADOS

O município continua contando com o apoio das pessoas para ajudar os desabrigados. Interessados em ajudar podem procurar um dos seis abrigos oferecidos pelo Governo Municipal que cinta com o apoio das equipes da Assistência Social, Educação e Saúde.

As doações de água, toalhas, colchões, produtos de higiene pessoal e materiais de limpeza, entre outros itens, podem ser feitas das 9  às 16 horas, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, na Praça Marinha Greenhalgh, 59, ao lado do Teatro Municipal.

PARATY

Em Paraty, a situação não é muito diferente. Desde o último sábado, homens do Corpo de Bombeiros realizam buscas na Ponte Negra no deslizamento de terra. À noite, as buscas são paralisadas, já que o local não tem iluminação.

Seis corpos já foram retirados esta semana do imóvel que foi soterrado. No imóvel atingido pelo deslizamento estavam a mãe, Lucimar de Jesus Campo, de 35 anos, e cinco filhos. Uma menina de oito anos segue desaparecida. O menino, de 13 anos, único sobrevivente da família, que foi resgatado com vida segue internado , segundo a equipe médica do Hospital de Saracuruna, em Duque de Caxias, na Baixada e ainda respira com ajuda de aparelhos. Seu estado de saúde é instável.

Deixe um Comentário