Aman promove exposições comemorativas ao Dia do Soldado

0

O Dia do Soldado é uma das datas comemorativas mais importantes do Exército Brasileiro. É o momento de valorização daqueles que dedicam sua vida ao bom cumprimento das missões constitucionais do Exército, em disponibilidade permanente e dedicação exclusiva.

Comemorado no último dia 25 de agosto, Academia Militar das Agulhas Negras vem realizando desde o dia 18 passado uma série de eventos em comemoração a data. Até o dia 23 de setembro duas exposições abertas à visitação pública marcarão as homenagens ao soldado. Uma delas é a mostra de arte ‘O MAM na AMAN’ e a exposição de miniaturas militares ‘Homenagem às Forças Armadas do Brasil’, ambas na Biblioteca Coronel Panizzutti. A mostra pode ser visitada todos os dias, das 8 às 16 horas. A entrada é franca.

HISTÓRICO

O dia 25 de agosto foi escolhido para a comemoração do Dia do Soldado, por ser a data que celebra o nascimento do Patrono do Exército, Marechal Luís Alves de Lima e Silva – o Duque de Caxias.

Dono de um espírito patriótico e extremamente devotado à construção da nação brasileira, Caxias carrega em sua personalidade atributos que inspiram a todos os integrantes do Exército – generosidade, dedicação, destemor, desinteresse e entusiasmo. Invicto, o herói ilustre soube combater e vencer com bravura, em todos os momentos em que o chamou o serviço da Pátria. Por lutar contra todas as rebeliões do Brasil Império, assim como nas campanhas do Prata, do Uruguai e na mais importante delas, a Guerra da Tríplice Aliança – ou Guerra do Paraguai, foi chamado de ‘O Pacificador’.

Em 2018, o Exército comemora ainda os 150 anos da Batalha de Itororó, ocorrida durante a Guerra do Paraguai, na qual Caxias, ao desembainhar sua espada de combate, bradou a célebre frase: “Sigam-me os que forem brasileiros”, levando sua tropa à série de vitórias que aniquilaria seus inimigos.

Este mesmo sabre invicto de Caxias é carregado nos dias atuais pelos Cadetes da Aman. Sua réplica em tamanho reduzido, o Espadim, é entregue aos Cadetes como símbolo da honra militar, e materializa os exemplos que devem ser seguidos pelo futuro oficial do Exército.

Deixe um Comentário