A VOZ ENTREVISTA: Empatia é o sentimento que move Thiago Valério na política

0

Candidato a deputado estadual pretende batalhar pela educação, geração de emprego, mobilidade e transparência

 

BARRA MANSA

O PDT tem um único candidato a deputado estadual na região Sul Fluminense. Trata-se do ex-vereador de Barra Mansa, Thiago Valério. Ele vem para disputa de uma cadeira na Alerj nas eleições que acontecem neste domingo, 2. É mais um entrevistado do A VOZ DA CIDADE que está recebendo candidatos a deputado estadual e federal da região. Thiago destacou que, mais do que qualquer outra qualificação, ter empatia é o que o motiva em estar na política. A empatia é a capacidade de sentir o que outra pessoa sente caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela, ou seja, compreendendo sentimentos e emoções.  Se eleito, pretende focar em algumas bandeiras que considera primordiais: educação – qualificação de jovens e valorização dos profissionais, geração de emprego, mobilidade e transparência.

Ele aponta que teve um despertar para vida pública após participar de trabalhos comunitários da Igreja Católica, onde ainda continua. Segundo ele, são muitas atividades voltadas para ajudar as pessoas, seja na Pastoral da Saúde, da Criança, da Família. “Sempre gostei muito do contato com a população e nisso puder conhecer a realidade das pessoas. Esse despertar foi aos 14 anos. Além da educação que recebemos em casa, é uma formação de caráter participar de ações sociais. Devo isso aos meus pais que me fizeram ser um participante ativo e tomei muito gosto”, conta.

De acordo com Thiago Valério, ser um bom político custa muito nos dias de hoje. Afirmou que infelizmente precisa ser um esforço. “Por isso não permito mais ouvir de algumas pessoas a fala generalizando os políticos. Aprendi com meus pais o que é ser correto, olhar para o próximo, ser honesto. Isso me fez querer ser um bom político. O cidadão tem toda a razão de estar indignado, descrente, mas não dá para colocar todo mundo no mesmo ‘saco’. Me custa muito ser o político que sou”, disse.

Questionado se não seria utopia querer mudar a mente das pessoas, que já estão cansadas de ouvir escândalos envolvendo corrupção, o candidato a deputado estadual destacou que a empatia precisa existir nesse ponto. Para ele, é simples separar o bom e o mau político. “Não ter empatia é desviar ou favorecer desvios de dinheiro público e isso nunca me permiti fazer e oportunidades para isso não me faltaram dentro do Legislativo. E pelo contrário, sempre denunciei e tentei mudar o meu entorno. Não é utopia esse pensamento. Assim conseguimos mudar aos poucos, plantar uma semente de que é possível”, apontou Thiago, completando que para isso é necessário que haja capacitação de pessoas que queiram entrar na política e também do cidadão.

Para juventude o candidato pretende fomentar projetos que aliem qualificação e geração de emprego – Foto Divulgação

Thiago foi vereador de Barra Mansa e ficou em segundo lugar na eleição de prefeito em 2020 – Foto Divulgação

 

 

 

 

 

 

 

Como deputado, presidente do PDT de Barra Mansa e coordenador regional do partido no Sul Fluminense, citou que pretende, como um de seus projetos, colocar em funcionamento uma sede regional para realização de cursos da Fundação Leonel Brizola, para capacitações. Segundo ele, como vereador tentou propor uma Reforma Administrativa da câmara, do Regimento Interno. Foram oito projetos de mudança do regimento e nenhum foi aprovado.

CÂMARA E DISPUTA DA PREFEITURA

Eleito para o primeiro mandato em 2016 como vereador, Thiago Valério passou praticamente todo o mandato sendo oposição ao governo. Se candidatou em 2020 a prefeito e ficou na segunda colocação. Segundo ele, professor de Biologia e pós-graduado, destacou que entendeu seu papel e o desafio de estar na política. E nessa área que pretende ficar. Contou que deseja ser eleito deputado e também um dia ser prefeito de Barra Mansa.  “Eu já entendi meu papel. Lá atrás falaram para eu ser padre e não fui, siderúrgico e não fui. Tenho pedido muito a Deus, primeiro para me guiar, mas para me dar oportunidade de colocar pra fora tudo aquilo que tenho vontade de fazer, que está atrelado ao objetivo das pessoas. Minha segunda colocação na prefeitura não vi como derrota. Hoje já posso dizer que sou a primeira via pelo que escuto nas ruas. Estamos formando um grupo político diferenciado”, destacou o candidato.

PROJETOS COMO DEPUTADO

Se eleito para Alerj neste ano, Thiago Valério pretende batalhar pela educação. Além de qualificação profissional dos servidores, tem como projeto alterar a legislação para garantir um percentual fixo na receita do Estado para ser aplicado nas universidades e escolas técnicas do estado, pois atualmente o tamanho do orçamento é definido por decisão do governador e não por estar previsto em lei.  “Com isso vamos atingir nossos jovens que precisam de qualificação. Quero ainda fomentar leis que vinculem o Ensino Médio com a geração de emprego e renda”, aponta o candidato a deputado.

Ele deseja ainda, por meio de projeto, estipular destinação do percentual fixo do IPVA para manutenção e conservação das estradas e lutar para instalação de polos regionais de fiscalização do transporte público para fiscalização efetiva das linhas intermunicipais.  Na transparência, destaca que cobrará transparência e ética das autoridades. Pretende ainda aprimorar a legislação tributária estadual, não apenas com redução de impostos para alguns setores da economia, promovendo também maior agilidade em licenciamento.

‘Aprendi com meus pais o que é ser correto, olhar para o próximo, ser honesto. Isso me fez querer ser um bom político’, disse – Foto Divulgação

Deixe um Comentário