Vereadora pede a implantação de placas em Braile nas ruas e nas sinalizações dos pontos turísticos de Resende

0

RESENDE

Com o objetivo de facilitar a vida dos deficientes visuais, a vereadora Márcia Lima (Republicanos) reiterou o pedido feito ao Poder Executivo para a implantação de placas em Braile nas ruas e nas placas já existente de pontos turísticos do município. A indicação foi aprovada pelo plenário e encaminhada para apreciação do prefeito Diogo Balieiro Diniz.

Segundo a vereadora, a propositura visa a colocação de placas em Braile, sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão, principalmente na região central da cidade e nas placas dos pontos turísticos. “É primordial a importância de darmos o mínimo de estrutura necessária aos deficientes visuais que transitam pela nossa cidade. Entende-se que tais placas devem ser colocadas em pontos estratégicos e/ou centrais, obviamente sinalizadas por pisos táteis que oportunizem ao deficiente visual o acesso às mesmas”, disse Márcia.

A parlamentar sugeriu ainda que antes de tomar as medidas para a implantação do sistema de escrita tátil, seja feita uma pesquisa junto aos órgãos que atendem os portadores de necessidades visuais, objetivando a eficiência da implantação destas placas de sinalização.

CARTILHA DE ORIENTAÇÕES À SEGURANÇA ESCOLAR

A vereador Márcia Lima reapresentou a indicação feita ao prefeito Diogo Balieiro Diniz solicitando a criação de Cartilha de Orientações à Segurança Escolar. Ao justificar o pedido, a vereadora disse que o objetivo é orientar a comunidade escolar quanto aos procedimentos que devem ser adotados em casos de crimes, contravenções penais e atos infracionais ocorridos na escola ou no perímetro escolar.

Já em outra propositura, Márcia Lima pediu a prefeitura que sejam promovidas reuniões semestrais entre a equipe da Guarda Civil Municipal, responsável pela Ronda Escolar e os pais de alunos e gestores das escolas municipais de Resende. “A proposta visa a união em prol da segurança dos funcionários e alunos da rede municipal de ensino”, destacou a vereadora.

Deixe um Comentário