9ª edição da Feira do Livro de Resende começa nesta quinta-feira no Parque de Exposições

0

RESENDE

A 9ª edição da Feira do Livro de Resende (FLIR) começa nesta quinta-feira, dia 15 e segue até domingo, dia 18, na Área de Exposições, no bairro Morada da Colina. A Feira, que é realizada pela Look Midia ficará aberta todos os dias das 9 às 21 horas, com entrada gratuita para os visitantes.

Com uma programação extensa, a FLIR tem como tema principal este ano “Literatura e Identidade”, celebrando a história e cultura do município.

Durante a feira, serão realizadas diversas atividades relacionadas ao tema, como palestras e exposições que abordam questões como identidade cultural e pertencimento, valorizando a história e a cultura de Resende e região. Para Amanda Elias, uma das organizadoras da FLIR 2023, a escolha do tema reflete a importância da literatura na preservação da identidade local. “A literatura é uma forma de expressão artística que nos permite acessar diferentes culturas e modos de vida, além de nos ajudar a entender e valorizar a nossa própria história e identidade. A FLIR 2023 será um espaço para refletir sobre essas questões e celebrar a literatura como uma ferramenta de transformação social”, afirma Amanda.

Bia Bedran se apresenta nesta quinta-feira, a partir das 18 horas, com pocket show de cantos e contos-Divulgação

Ela explica que a FLIR será um ponto de encontro para escritores, educadores, artistas e público em geral, destacando a produção artística local e reunindo todos em um só lugar. Espaços temáticos dedicados a diferentes faixas etárias, incluindo crianças, jovens e adultos, irão envolver mais de 300 artistas. O evento contará com mais de 35 expositores, entre editoras, livrarias e sebos, que oferecerão descontos especiais e uma ampla variedade de produtos e serviços.

A Feira também apresentará diversas palestras, bate-papos e oficinas com temas variados no Auditório Literário. A Caravana da Ciência proporcionará um espaço de educação informal, permitindo que os visitantes tenham contato direto e animado com a ciência.

Os espaços culturais da Feira do Livro de Resende oferecem apresentações artísticas associadas à literatura, como música, dança, teatro e saraus no Palco Cultural. Já a Flirzinha, um ambiente lúdico, oferecerá contações de histórias, encontros com autores e apresentações infantis, com o objetivo de incentivar o hábito de leitura nas crianças. Também haverá o Espaço Hip Hop e diversas exposições para ampliar ainda mais a diversidade cultural presente no evento.

CONVIDADOS ESPECIAIS 

Estão na programação mais de 60 escritores de todos os estilos literários vindo de diversos lugares do Brasil para autografar e lançar livros no Espaço do Escritor, além dos convidados especiais reconhecidos nacionalmente, são eles: Bia Bedran, Ronaldo Santana, Clara Alves, Nath Finanças e Chris Fuscaldo. A programação e mais detalhes sobre os espaços podem ser encontrados no site oficial do evento www.feiradolivroderersende.com.

Caravana da Ciência da Fundação Cecierj será novamente uma das atrações da programação da Feira do Livro de Resende-Filipe Dutra

PATRONO

Para complementar, este ano foi escolhido como patrono homenageado o resendense Luiz Pereira Barretto, médico, cirurgião, filósofo, político, cientista, agricultor e jornalista, além de um idealista, humanitário, pioneiro e patriota. O cientista será o tema de uma exposição sobre sua vida e obra. “A escolha do patrono da FLIR é fazer a devida homenagem a este importante resendense que se projetou internacionalmente no final do século XIX, justamente no ano do centenário de sua morte. A expectativa é que a exposição atraia ainda mais o público para o evento, que já se consolidou como um importante ponto de encontro para escritores, leitores e profissionais do mercado editorial”, explica Amanda.

Além da exposição, no dia 16, às 18 horas, no Auditório literário da FLIR, Cristina Godoy e Marcos Cotrim, da Academia Resendense de História, vão apresentar um resumo de sua vida e obra, e algo do seu pensamento, que marcou a Primeira República no Brasil, com a palestra “Luiz Pereira Barretto – Um resendense cidadão do mundo”.

Deixe um Comentário