Vereador pede remanejamento de pacientes das unidades de Estratégia de Saúde da Família

0

RESENDE

Para o vereador Pedro Paulo Narciso, o Paulinho do Futsal (Cidadania), os atendimentos feitos pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) precisam ser mais bem distribuídos entre as equipes para aumentar a qualidade e a eficiência do serviço. Ele é o autor de uma indicação feita recentemente à prefeitura para que seja feito o remanejamento de pacientes entre as equipes da ESF.

“Resende conta com 32 equipes de profissionais da ESF, mas a distribuição de pacientes entre elas é extremamente desigual, o que prejudica a qualidade do atendimento”, argumenta o vereador Paulinho do Futsal, acrescentando que a redistribuição pode permitir que os pacientes passem a ser atendidos em locais mais próximos de suas residências. “Enquanto um posto de saúde como o da Itapuca atende cerca de 6.600 pessoas por meio do PSF, postos como os da Baixada da Olaria atendem menos de 2.000 pacientes. Além disso, nem sempre existe um número suficiente de médicos e enfermeiros para fazer esses atendimentos”, aponta o parlamentar.

A proposta, segundo o vereador, é de grande relevância para o sistema de Saúde do município, uma vez que a ESF contribui para desafogar o Hospital de Emergência Henrique Sergio Gregori e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

ESF

A Estratégia Saúde da Família (ESF) visa à reorganização da atenção básica no país segundo as diretrizes do Sistema Único de Saúde, e é tida pelo Ministério da Saúde e por gestores estaduais e municipais como estratégia de expansão, qualificação e consolidação desse tipo de serviço. De acordo com o Ministério da Saúde, cada equipe de Saúde da Família (ESF) deve ser responsável por, no máximo, 4.000 pessoas, sendo a média recomendada de 3.000 pessoas.

Recomenda-se, porém, que o número de pacientes por equipe considere o grau de vulnerabilidade das famílias daquele território, sendo que, quanto maior esse grau, menor deverá ser a quantidade de pessoas atendidas por equipe.

Deixe um Comentário