Projetos de lei e indicações voltadas para a vacinação contra Covid-19 são aprovados pelo Legislativo

0

BARRA MANSA

Projetos de lei voltados para a prioridade para vacinação contra Covid-19 e indicações que estendem datas da imunização foram aprovados nessa semana pelo Legislativo. Além de ter incluído a educação como serviço essencial, outros dois projetos aprovados são no sentido de colocar grupos como essenciais, como prioridade na vacinação pessoas com Síndrome de Down, autismo e deficiência intelectual, e profissionais de atividades consideradas essenciais.

Os vereadores Luciana Alves e Luiz Furlani apresentaram projeto de lei voltado para pessoas com Síndrome de Down,  autismo e deficiência intelectual. A vereadora Luciana Alves  explicou que as pessoas com Síndrome de Down têm mais possibilidade de desenvolver doenças. “As pessoas com Síndrome de Down já estão incluídas no plano nacional de imunização. Eles têm dez vezes mais chances de morte, porque têm pré-disposição para mais de 82 comorbidades. Mas precisamos reforçar esta necessidade de priorizá-los na vacinação”, destacou Luciana.

O vereador Furlani citou que é necessário que muitos outros grupos sejam incluídos como prioridade na vacinação contra a Covid-19. “Vamos lutar para a inclusão de outros grupos prioritários, que entendemos que necessitam ser vacinado, além da questão da idade, seja por projeto de lei ou pela sensibilidade do poder público através da secretaria de saúde”, disse Furlani.

O outro projeto de lei é de autoria do vereador Jefferson Mamede. Ele pede vacinação dos profissionais de atividades consideradas essenciais, incluindo-os nos grupos prioritários de vacinação. Ele explicou que

a inclusão destes profissionais não altera o plano de imunização nacional, mas faz um complemento para  o município de Barra Mansa. O vereador Luiz Furlani, que é coautor do projeto, incluiu uma modificação determinando que a Secretaria de Saúde promova a vacinação dos profissionais de Educação, que já é um projeto de lei aprovado nessa semana com a determinação desses profissionais como categoria essencial durante pandemia.

INDICAÇÕES

Ainda nessa semana foram aprovadas duas indicações solicitando que  profissionais que secretariam unidades de saúde também tenha prioridade. As indicações dos vereadores Luiz Furlani e Marcell Castro solicitam prioridade para as secretárias de clínicas médicas, de fisioterapia, odontológicas e outras unidades da área de saúde que atendam o público. Eles pedem ainda outras prioridades. Dessa vez para funcionários de farmácias e drogarias na vacinação prioritária.

Outra indicação, de autoria do vereador Eduardo Pimentel, solicita antecipação da vacina para os propagandistas e vendedores de produtos farmacêuticos. O vereador Casé solicitou a realização da vacinação contra Covid- -19 aos domingos, como forma de agilizar a imunização da população de Barra Mansa.

O vereador Gustavo Gomes teve uma indicação aprovada visando que as pessoas do grupo de risco recebam em suas residências por parte da Secretaria de Saúde medicamentos usados mensalmente, como para idosos, pessoas diabéticas e hipertensas.

Deixe um Comentário