Vereador pede audiência pública para esclarecer fumaça emitida por empresa em Itatiaia

0

ITATIAIA

A Câmara de Vereadores aprovou, na sessão ordinária desta quinta-feira, o pedido do vice-presidente da mesa diretora, o vereador Silvano Rodrigues, o Vaninho (PRB) que solicitou que o Legislativo realize uma Audiência Pública para que a empresa Indústria Brasileira de Metais (Ibrame) possa esclarecer os gases emitidos. Não só o vereador, mas também diversos moradores já presenciaram a fumaça preta saindo de um dos fornos da empresa, o que vem causando preocupação com a saúde das pessoas, dos trabalhadores e principalmente, o Meio Ambiente.

Vaninho, que é membro da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, usou a palavra da liderança do PRB para oficializar o pedido e defender a necessidade de discutir o assunto em uma Audiência Pública com todos os órgãos envolvidos. “Por diversas vezes nós reclamamos, nós oficializamos, inclusive, nós visitamos a empresa, mas não obtivemos nenhuma resposta. Moradores também já fizeram reclamações sobre a fumaça que a Ibrame joga no ar, mas também não consegue um posicionamento claro por parte da empresa”, disse o parlamentar.

Outra questão abordada por Vaninho, de acordo com informações obtidas junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, foi que não existe outorga para captação da água. Por sua vez, a Ibrame informou que a água utilizada na empresa é das Agulhas Negras. O vereador pediu ao presidente da Câmara, Vander Leite (MDB) que também oficialize a empresa Agulhas Negras, para esclarecer se houve prestação de serviço para Ibrame.

O vereador informou ainda que a Audiência Pública será realizada na primeira quinzena de agosto. O presidente da Casa, Vander Leite garantiu apoio na realização da audiência.

ENTENDA O CASO 

A Indústria Brasileira de Metais inaugurou no dia 15 de março de 2014, em Itatiaia, a primeira indústria de laminação de vergalhão de cobre do estado do Rio de Janeiro. Segundo o vereador Vaninho, desde quando começou a operar na cidade, a empresa tem preocupado os moradores devido a fumaça preta expelida pelo forno. Ele explica que em setembro de 2017, a Câmara de Itatiaia aprovou um requerimento nº 14/2017, de sua autoria solicitando esclarecimentos sobre a atividade da empresa. O documento encaminhado à Prefeitura pede esclarecimentos das licenças ambientais expedidas a empresa IBRAME, cuja licença de operação expedida pelo INEA expira em 11/11/2018. Já no dia 10 de maio de 2018, Vaninho participou de uma reunião com a diretoria da empresa. Na oportunidade, o parlamentar cobrou do diretor-presidente da empresa, Luis Osvaldo Pastore esclarecimentos sobre os gases emitidos pela empresa. Na ocasião, participaram da reunião os vereadores: Vander Lei Gomes; Eduardo de Almeida; Andréa de Carvalho; José Ferreira, João Márcio; Alexandre Campos e Anderson Luís dos Santos. O secretário de Meio Ambiente, Valter Lúcio, também esteve presente.