Vereador apresenta indicações voltadas para a inclusão de pessoas com deficiência em Resende

0

RESENDE

Visando a inclusão de pessoa com deficiência no município, o vereador Raphael Mariano Fernandes, o Kael (PSD) apresentou três indicações no Plenário no Plenário. Em uma das proposituras, o parlamentar solicitou ao Poder Executivo a criação de uma Secretaria para Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida. O parlamentar pede que o município possa ceder um local para que as pessoas com algum tipo de deficiência possam expor seus trabalhos culturais e manuais. Em outra indicação, o parlamentar sugere a capacitação dos funcionários da Câmara Municipal com a linguagem de Libras.

Segundo o vereador Kael, as pessoas com deficiência são, antes de mais nada, cidadãos que lutam por seus direitos, que valorizam o respeito pela dignidade, pela autonomia individual, pela plena e efetiva participação e inclusão na sociedade e pela igualdade de oportunidades. “A deficiência é apenas um detalhe, mais uma característica da condição humana”, disse o parlamentar. Ele explicou que a criação de uma Secretaria para Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida é de propor e deliberar sobre ações para os planos e programas do município referente à promoção e à defesa dos direitos das pessoas com deficiência. “Os objetivos da Secretaria consistem em garantir o acesso das pessoas com deficiência a todos os bens, produtos e serviços existentes na sociedade. Assim como assegurar os direitos dessa parcela da sociedade, por meio de uma efetiva articulação entre sua secretaria e as demais pastas da administração”, esclareceu Kael, acrescentando que a Secretaria terá dotação orçamentária própria. “A proposta é que ela tenha dotação orçamentária para poder celebrar convênios e parcerias com autonomia administrativa”, complementou.

Já em outra propositura, Kael pede que faça um estudo de viabilidade para cessão um local para que as pessoas com algum tipo de deficiência possam expor seus trabalhos culturais e manuais. O propósito do vereador é transformar o olhar da sociedade para o tema da inclusão. “Sonhamos em construir uma sociedade que atribua o mesmo valor a todos os indivíduos independente de suas características. Desenvolver ações de comunicação, conscientização e informação acerca de temas ligados à inclusão, direcionada a pessoas com e sem deficiência, que objetivam acabar com os preconceitos existentes em nossa sociedade. Adicionalmente, empregamos esforços para fomentar ocasiões de convívio inclusivo, de modo que as pessoas tenham a oportunidade de experimentar a diversidade, desfrutando das vantagens que esse processo oferece a todos”, argumentou.

CAPACITAÇÃO EM LIBRAS

Em outra indicação, o vereador Kael sugere que os funcionários da Câmara Municipal participem de uma capacitação de Libras. Ele justifica que a Libras pode ter sua função inclusiva potencializada se a sociedade como um todo tiver consciência da importância de aprender essa língua. “Ela é o segundo idioma oficial do Brasil e, cada vez mais, tem sido vista como um aprendizado valioso para a população. A libras tem um importante papel social na inclusão de pessoas com deficiência auditiva, seja parcial ou completa. Ela também auxilia no desenvolvimento de aspectos sociais e emocionais, não só da pessoa surda, mas também daqueles que convivem com ela, especialmente amigos e familiares”, explicou o parlamentar.

Deixe um Comentário