Vassouras termina 2019 com bons números e boas perspectivas para o próximo ano

0

VASSOURAS

A cidade de Vassouras colecionou uma série de resultados positivos ao longo deste ano na área do desenvolvimento econômico. Geração de emprego e renda, aumento do fluxo de turistas e do número de novos empreendedores, além de outros motivos para seguir com a sensação de dever cumprido e a esperança renovada para 2020.

Atribui-se os bons números ao trabalho estratégico da Prefeitura de Vassouras por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo em áreas primordiais como desburocratização, geração de emprego, captação de vagas, estímulo ao empreendedorismo e incremento do turismo. Vassouras apresentou bons números em todos esses aspectos. O número da colocação e recolocação no mercado de trabalho, por exemplo superou em muito, municípios vizinhos como Paty do Alferes, Miguel Pereira, Engenheiro Paulo de Frontin e Mendes.

DADOS APRESENTADOS

De acordo com dados apresentados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), Vassouras fechou o ano de 2019, até novembro, com um saldo de 225 vagas em um total de 1.500 contratações ao longo do ano realizadas principalmente pelo setor de serviços, construção civil e indústria. O posto do Sistema Nacional de Empregos (SINE), gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo é um setor que faz a captação de vagas e colabora no processo de inserção dos desempregados no mercado de trabalho. Contribuiu positivamente com a melhoria do quadro geral.

Outros números que merecem destaque são aqueles referentes às inscrições de novos empreendedores – entre pequenos, médios e grandes. Foram 622 alvarás novos e prorrogados. E o número de pequenos empreendedores aderindo ao regime de tributação denominado MEI (Microempreendedor Individual) que permite a formalização de pequenos negócios, reduz tributos e facilita a vida do empreendedor. Em 2019 foram cadastrados 362 novos MEIs num universo total de 1.100 inscrições. São números bem relevantes.

REDUÇÃO DAS BUROCRACIA

A redução da burocracia é um elemento chave nesse processo todo. A Prefeitura de Vassouras emite hoje o alvará automatizado em apenas 2 horas. O Secretário de Desenvolvimento Econômico Wanderson Farias, explica que na estrutura de sua secretaria existe um órgão denominado “Sala do Empreendedor” que foi criado especificamente para colaborar com o empreendedor, prestar atendimento, tirar dúvidas, estimulá-lo, capacitá-lo e fortalecer sua atuação. Na sala do Empreendedor funciona também um posto de atendimento do Procon que foi outra grande conquista da secretaria. Desde setembro quando começou a funcionar já foram realizados 150 atendimentos.

Wanderson faz uma analogia muito interessante sobre os bons resultados de Vassouras. “Estamos bem longe do ideal, considerando as nossas potencialidades. Mas éramos um barco à deriva no meio de uma tempestade. Agora a chuva parou e já recuperamos os remos. Reassumimos nossa navegação”, destacou, ressaltando que a correção do rumo se deve a estratégia acertada do prefeito Severino de fortalecer institucionalmente o desenvolvimento econômico e o desenvolvimento da atividade turística. “O prefeito Severino acertou quando resolveu apostar sério na atividade turística e no desenvolvimento econômico de Vassouras. Hoje não somos mais apenas a cidade que tem potencial. Somos uma cidade que está explorando seu potencial. Ainda aquém do que é possível, mas caminhando e avançando. Acreditamos que 2020 será um ano ainda melhor”, concluiu.

 

 

 

error: Conteúdo protegido !