Vacinação domiciliar contra a gripe a idosos a partir dos 80 anos e pacientes acamados é realizada em Barra Mansa

0

BARRA MANSA

A Secretaria de Saúde de Barra Mansa prossegue com a vacinação contra a gripe (Influenza). Nesta primeira fase o foco é idoso a partir de 80 anos e acamado. Uma estratégia de vacinação foi esquematizada para que esse público seja vacinado durante a semana, em sua própria residência, através das equipes do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD).

Além do SAD, que já tem o cadastro dessas pessoas, o Centro do Idoso é um canal de comunicação a mais criado para receber as demandas de agendamento da vacinação, através do telefone (24) 3328-6516, de 7 às 12 horas.

O SAD está realizando a aplicação das doses de vacina de 8 e 17 horas. De acordo com o setor de imunização, nesta segunda-feira, dia 23, primeiro dia da vacinação, o SAD imunizou cerca de 700 idosos e a Santa Casa, 350. O Hospital Santa Maria, unidade da rede privada situada no bairro Ano Bom, começou a vacinação contra a gripe na manhã desta terça-feira, 24. As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) estão imunizando os trabalhadores da área da Saúde.

O secretário de Saúde, Sérgio Gomes, disse que a meta do município é imunizar 90% do público alvo formado por  58.936 pessoas. Nesta perspectiva, serão aplicadas pelo menos 53.042 doses da vacina contra a Influenza.  “Neste contexto, pretendemos vacinar 21.872 idosos; 9.674 pessoas na faixa etária entre 55 e 59 anos de idade; 2.997 bebês de seis meses a dois anos de idade; 6.334 crianças com idade entre dois e quatro anos; 2.173 crianças de cinco anos; 1.499 gestantes; 3.502 trabalhadores da área da saúde; 246 puérperas (período pós-parto); 8.781 acamados; 1.096 professores; 728 agentes das forças de segurança e salvamento de jovens de 12 a 21 anos em cumprimento de medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional”, detalhou Sérgio Gomes.

A segunda fase será do dia 16 de abril a 8 de maio e imunizará os professores da rede pública e privada de ensino, profissionais das forças de segurança, portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais.

A ação entrará em fase final entre os dias 9 e 22 de maio, com a imunização de crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, puérperas, adultos de 55 a 59 anos, população privada de liberdade e funcionários de sistemas prisionais.

Apesar do Ministério da Saúde estipular as datas para cada grupo, a campanha é acumulativa, ou seja, durante a ação todo o público alvo será atendido. É necessária a apresentação do cartão de vacinação e do cartão SUS.

 

Deixe um Comentário