Skincare: o que você precisa saber durante o inverno? 

0

O UBM convida a esteticista Rafaella Lima, professora no curso de Estética e Cosmética, para dar dicas sobre o assunto 

BARRA MANSA

Seguir uma rotina de autocuidado com a pele é um ato importante que pode melhorar a autoestima e a aparência, além de prevenir e reduzir danos ao longo dos anos. Com o isolamento social durante a pandemia, muitas pessoas começaram novos hábitos, inclusive, o cuidado com a pele – tradução literal do termo ‘skincare’. E, para entender como deve funcionar essa rotina, a esteticista e professora Rafaella Lima, do curso de Estética e Cosmética do UBM – Centro Universitário de Barra Mansa – vai contar tudo o que se precisa saber para cuidar da pele neste inverno. 

Em 2020, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, houve um aumento de 30% nas vendas de produtos de cuidados com a pele em relação ao ano anterior. Isso porque foi popularizado entre o público o movimento clean beauty, que consiste em uma beleza mais limpa, com pouca maquiagem e camadas. Para isso, é preciso apostar em uma rotina de cuidados essenciais com a pele.   

Com a chegada do inverno, a tendência é que os banhos sejam mais quentes e que as baixas temperaturas possam ressecar a pele. E, assim como as peles oleosas podem sofrer mais com o aumento das temperaturas, as peles mais secas tendem a sofrer com o clima frio. Rafaella considera como cuidados primordiais para uma pele saudável a higienização, a hidratação e, por fim, a proteção. 

Além disso, mesmo que o clima esteja frio, é importante ressaltar que o uso de protetor solar é sempre necessário, porque mesmo no inverno existe a incidência de raios UVA. Ele impede também a desidratação e as agressões de poluentes. “Quando seguimos uma rotina de cuidados, temos uma pele saudável que irá responder sempre melhor aos estímulos dos tratamentos”, conta a esteticista. 

Ela alerta, ainda, que, ao seguir uma rotina de cuidados não compatível com o seu tipo de pele, pode haver consequências como aumento de acne, ressecamento e/ou desidratação. Além disso, a utilização de produtos errados também pode levar a reações alérgicas, inflamações, manchas, envelhecimento precoce, aumento de oleosidade entre outros sintomas. Esses sinais também podem aparecer quando a pele está precisando de atenção e de cuidados especiais.  

Para ter uma pele de sucesso durante o inverno, Rafaella explica que apostar em uma boa hidratação é a melhor opção. Existem também as opções de tratamento como peelings para manchas e cicatrizes, que são ideais para os meses de inverno. Mas, é importante lembrar que, para manter a boa aparência da pele, é necessário um acompanhamento de profissionais da área da Estética. São os esteticistas que vão auxiliar quanto aos produtos que cada tipo de pele precisa, informar a quantidade necessária e realizar toda uma análise para determinar quais os procedimentos indicados. 

Em Barra Mansa, o UBM conta com uma Clínica-escola de Estética, que presta atendimentos à região e conta com uma variedade de serviços faciais e corporais. Assim, os alunos aprendem com a prática e acompanham as demandas da região. Por outro lado, a população pode receber os cuidados que precisa com fácil acesso e preços acessíveis. Para saber mais sobre o curso de Estética e Cosmética e a Clínica, acesse www.ubm.br. 

Deixe um Comentário