Setor Hoteleiro de Angra com 100% de reserva para o fim de ano

0

ANGRA DOS REIS
Para o Setor Hoteleiro de Angra dos Reis, se em 2021 a rede teve a maior taxa de ocupação entre as cidades do interior do Rio de Janeiro, neste ano, a expectativa é de que esse número supere o do ano anterior. Isso pelo fato de que, até o momento, a taxa de reserva na rede hoteleira é de 100% entre os dias 24 de dezembro e 2 de janeiro, com a expectativa de que os turistas movimentem R$ 120 milhões no município
Segundo dados recentes, a taxa de ocupação total nesse período citado já é de 95%, o que, a poucos dias das festividades de Natal e Ano Novo, garante uma cidade cheia de turistas. Isso é algo que já vem acontecendo por conta do início da temporada de cruzeiros, quando estavam previstos 70 navios transatlânticos e o número já subiu para 84.
Ainda segundo os dados do município, alguns hotéis e meios de hospedagem do município, tanto no continente quanto na Ilha Grande, estão com lista de espera. Trata-se de um dado que, somado às festividades natalinas e de ano novo, fornece um cenário ainda mais atraente para a economia e o comércio do município.
SETOR HOTELEIRO DURANTE RÉVEILLON
Levantamento realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), sinaliza que o setor hoteleiro deve consolidar a recuperação no Réveillon deste ano, atingindo índices de ocupação próximos a 100% em vários destinos do país.
De acordo com o presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares, a expectativa para as festas de Réveillon é excelente. “Tudo indica que teremos uma das melhores altas temporadas dos últimos tempos”, estimou.
Na Região Sudeste, o Rio de Janeiro, destino tradicional nessa época do ano, a ocupação é de 82% até agora, com expectativa, entretanto, de chegar a 100%. O litoral de São Paulo é destaque, com expectativa de atingir 100%, enquanto o interior deve ficar com 95% e, a capital, em torno de 90%. Em Minas Gerais, as cidades históricas lideram, com perspectiva de atingir 85%, enquanto Belo Horizonte apresenta índice próximo a 68%. No Espírito Santo, as festas de fim de ano devem levar a uma ocupação de 90% nos hotéis.
No Sul do país, a ocupação hoteleira na região da grande Florianópolis, em Santa Catarina, deve chegar a 100%, com 90% na Costa Verde e Mar e nos Caminhos dos Canyons. No Paraná, por outro lado, a expectativa é ficar em torno de 80%. No Rio Grande do Sul, a capital Porto Alegre deve atrair um número de visitantes maior que nos últimos anos, devido a diversas ações empreendidas pelo poder público, o que poderá levar a uma ocupação superior a 50%. Os dois polos da Serra Gaúcha, Gramado e Bento Gonçalves receberão cerca de 1,1 milhão de visitantes, levando a ocupação a índices próximos de 100%, indica a sondagem da ABIH Nacional.
BAHIA APRESENTA OCUPAÇÃO DE 95%
Na Região Nordeste, a Bahia apresenta ocupação de 95%, com Salvador e Porto Seguro já totalizando 100%. Em Pernambuco, Porto de Galinhas também deve chegar a 100%, enquanto a Grande Recife ultrapassa 90%. No Ceará, a capital Fortaleza espera taxa superior a 95% neste final de ano. No Maranhão, São Luiz tem 90% de quartos ocupados e Barreirinha, 85%. Na Paraíba, a hotelaria de João Pessoa espera números acima de 80%. Alagoas, por sua vez, registra 74% de ocupação hoteleira, com possibilidade de chegar a 85% em função da venda de pacotes para o mercado regional. No Rio Grande do Norte, a expectativa da hotelaria é alcançar em torno de 72%.
Devido à posse do novo presidente da República, na Região Centro-Oeste, os hotéis de Brasília já estão com 90% de ocupação para o período do Réveillon. Em alguns estabelecimentos, 100% dos quartos já estão reservados, indica a pesquisa da ABIH Nacional. Também no Mato Grosso, o setor hoteleiro espera ficar entre 50% e 60% de ocupação. Já no Tocantins, o índice deve ser de 45%. No Norte brasileiro, a expectativa é de 90% em alguns destinos do Pará e, na capital, Belém, 25%. No Acre, Rio Branco deve atingir 65% de ocupação.
HOTELARIA CARIOCA
Casa cheia é também o que a hotelaria carioca espera para o Réveillon deste ano. De acordo com pesquisa do Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro (HotéisRIO), a média da ocupação hoteleira na capital fluminense registra, até o momento, 80,75% para o período de 30 de dezembro de 2022 a 1º de janeiro de 2023.
Os bairros mais procurados são Ipanema e Leblon, com 89,02% das reservas confirmadas, seguidos de Leme e Copacabana (88,99%), Barra da Tijuca e São Conrado (82,04%), Flamengo e Botafogo (72,55%) e Centro (61,35%).
A expectativa dos hoteleiros é superar o resultado do Réveillon passado, quando a taxa de ocupação foi de 92,10%. “As projeções de recuperação do setor são muito positivas para esta temporada e sinalizam que os números ficarão próximos ou deverão superar os do Réveillon 2020/2021. Esperamos chegar a 98% de quartos ocupados”, afirmou o presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes.

Deixe um Comentário