Sesc Paraty realiza 1° Encontro de Cinema de Animação

0

A cidade será palco na próxima terça-feira do 1° Encontro de Cinema de Animação. O evento, realizado pelo Sesc, segue até o dia 1º de outubro e será uma oportunidade para debater as tendências e o panorama atual com artistas brasileiros, fazedores/criadores de Cinema de Animação do país. Todas as atividades são gratuitas, programação completa em https://goo.gl/6MNVrJ

Quinze profissionais estarão presentes nessa primeira edição participando de uma programação voltada para proporcionar os encontros e as trocas de experiências. Para participar do evento, é necessário se inscrever, e hoje é o último dia, pelo e-mail [email protected] ou presencialmente na Unidade Sesc Santa Rita – Rua D. Geralda, 15 – Largo de Santa Rita, Paraty, RJ.

No ano em que se comemoram os 100 anos desta técnica, a programação inclui duas mostras. O diretor do longa-metragem ‘Até que a Sbórnia Nos Separe’ (2014), o gaúcho Otto Guerra, organizou uma programação para homenagear os animadores que fizeram, e fazem o Cinema de Animação nacional ser uma referência mundial. A outra curadoria, também criada especialmente para o evento pelo diretor mineiro Sávio Leite, é a Mostra Udigrudi Mundial de Animação (Múmia). Completando 15 anos de vida, o Múmia é um festival internacional focado na promoção de curtas-metragens de animação que conta com critérios abertos de participação dos animadores.

Além das tradicionais sessões de filmes, o 1° Encontro de Cinema de Animação do Sesc Paraty tem em sua programação, rodas de conversa e oficinas para troca de conhecimentos e bate papos sobre a produção de filmes de animação no país. Numa cidade de 40 mil habitantes, reconhecida como palco de eventos internacionais, o 1° Encontro de Cinema de Animação do Sesc Paraty, longe de ser um evento grandioso e impessoal, pretende ser um espaço acolhedor e polo de referência para debates sobre a criação, a produção de animações brasileiras, e gerador de conhecimentos sobre essa linguagem.