Secretaria de Saúde de Resende reduz espera para realização de exames de mamografia

0

RESENDE

As pacientes que buscam atendimento na rede pública de saúde de Resende para realizar o exame de mamografia tem acesso mais ágil ao procedimento, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. O prazo de espera na fila de atendimento tem sido de até 15 dias, após mutirão de atendimento neste segmento em 2017. Foram quase três mil mulheres atendidas contra o câncer de mama.

O total de pacientes foi atingido com a ampliação dos horários de atendimento do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), no Jardim Jalisco, local onde as mamografias são feitas na rede municipal. A Prefeitura também firmou convênios com a iniciativa privada para acelerar a realização dos exames. As ações foram intensificadas entre os meses de maio e dezembro do ano passado. “A fila de espera por exames e cirurgias na rede municipal de saúde era muito grande no início de 2017 e este foi o motivo pelo qual decidimos realizar o super mutirão. No caso das mamografias, que é um exame fundamental para garantir a saúde da mulher, esta fila chegava a quase três mil pessoas, o que é inaceitável, pois todos sabem que o câncer de mama, quando diagnosticado precocemente, não só tem tratamento, como também tem cura na maioria dos casos”, frisa o secretário municipal de Saúde, Alexandre Vieira. O exame é indicado para mulheres acima dos 40 anos e deve ser realizado ao menos uma vez ano.

Os exames de mamografia são indicados para mulheres acima dos 40 anos

Os dados da Secretaria de Saúde demonstram que em dezembro de 2016 eram 2.607 mulheres aguardando pela realização de exames de mamografia em Resende. Em janeiro de 2017, na nova gestão, o número subiu com mais 300 pessoas. Com a realização do mutirão, a fila, que em alguns casos chegava a quase dois anos de espera foi zerada abrindo espaço para a normalização do serviço. Hoje, as pacientes aguardam, em média, duas semanas para fazer o exame e colocar sua saúde em dia.

CÂNCER DE MAMA

O câncer da mama é responsável por um, em cada quatro óbitos, por câncer em todo o mundo, manifesta-se principalmente em mulheres acima dos 40 anos. Entre os sintomas estão diversas alterações no aspecto da mama. O mais comum é o surgimento de um nódulo. Mas também pode haver o aumento da mama ou deformações, bem como vermelhidão, inchaço, dor e a presença de líquido no mamilo.

Os exames na rede pública são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no CDI, que está situado na Avenida Marcílio Dias, no bairro Jardim Jalisco – prédio ao lado do Hospital de Emergência Henrique Sérgio Grégori.

Deixe um Comentário