Secretaria de Saúde de Itatiaia divulga balanço de atendimentos na rede em 2017

0

 ITATIAIA

Os procedimentos realizados na área de Atenção Básica em Itatiaia no período de setembro a dezembro de 2017 chegou a quase 31 mil atendimentos. Os números foram divulgados recentemente pela Secretaria de Saúde. Foram no total, 30.992 procedimentos entre consultas médicas, consultas de Pré-Natal, aferição de pressão arterial, avaliação antropométrica, administração de medicamentos, atendimento de urgência entre outros.

Somado ao atendimento no Hospital Municipal, Saúde Bucal, exames médicos, Vigilância Ambiental, Vigilância Sanitária, campanhas de saúde, Tratamento Fora do Domicílio (TFD) entre outras áreas, o município terminou o período investindo 22,67% dos recursos em Saúde, superando o mínimo de 15% determinado pela lei. “A Prefeitura não tem medido esforços para atender a população em todos os setores da Secretaria de Saúde e mesmo com algumas dificuldades impostas pela crise econômica estamos conseguindo e podemos ver isso pelos números divulgados. E os moradores podem ter certeza que vamos continuar  trabalhando para oferecer o melhor para todos”, disse o Secretario de Saúde, Jorge Figueira.

Segundo o balanço divulgado, na Saúde Bucal os procedimentos chegaram ao total de 13.649, incluindo aqueles realizados no Laboratório de Prótese Dentária, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e na Atenção Básica que registrou 9.513.

Secretário Jorge Figueira destacou os investimentos aplicados para a melhoria no atendimento na Saúde – Aecom PMI

 

Já no setor de Vigilância em Saúde, a Vigilância Ambiental totalizou 10.369 imóveis visitados no trabalho de prevenção a dengue. A Vigilância Ambiental registrou ainda procedimentos como desratização (68), desinsetização (06) colocação de hipoclorito (629), trabalhos de capturas de aranhas, escorpiões, formigas, carrapatos, morcego e pulgas (18) e recolhimento de serpentes (06).

A equipe de Vigilância Sanitária realizou 231 visitas a estabelecimentos, 107 notificações, 02 Apreensões e Inutilizações e 148 liberações de Boletim de ocupação e Funcionamento. (BOF).

Os números da Saúde mostraram ainda que Hospital Maternidade Dr. Manoel Martins de Barros, no Jardim Itatiaia realizou 480 internações e 21.557 atendimentos no Pronto Socorro (médico e enfermagem).Também foram realizadas 31.222 consultas especializadas na Policlínica Municipal e Rede de Saúde e 5.964 procedimentos (eletrocardiograma, enfermagem, aferição de pressão e glicemia), 687 procedimentos em Saúde Mental,439 atendimentos pelo SAMU, 26.953 atendimentos em fisioterapia, sendo 9.662 atendimentos com profissionais e 26.953 procedimentos. “Para aprimorar os serviços estamos buscando resolver alguns problemas de pessoal, mas o fato de colocarmos o Centro Cirúrgico para funcionar  também foi muito importante, uma grande conquista. No local já realizamos cirurgias eletivas, ou seja, aquelas programadas e já estamos atendendo a demanda do município”, explicou o secretário.

TRATAMENTO FORA DO DOMICÍLIO                      

Na audiência também foram apresentadas os números de exames de ultrassonografias, um total de 888 (sendo 534 realizadas no hospital e 479 por meio de contrato), exames laboratoriais que somaram 24.975 e ainda consultas e exames realizados através do setor de Tratamento Fora do Domicilio, que foram 664 nas unidades de referência e 183 por meio de contrato.

De Setembro a dezembro, 39 pacientes foram internados no Hospital SAMER, em Resende. O total de diárias foi de 256, totalizando R$ 847.394,82 pagos com recursos próprios do município.