Secretaria de Fazenda otimiza finanças em Barra Mansa

0

BARRA MANSA

Lidar com gestão financeira exige transparência, comprometimento e ética para se conquistar bons resultados. Com base nesses princípios, a Secretaria de Fazenda tem trabalhado com pulso firme para resolver questões, a fim de facilitar o acesso aos serviços e oferecer um atendimento mais humanizado. As atividades são desenvolvidas na sede da Prefeitura de Barra Mansa, no Centro Administrativo Municipal Prefeito Luiz Amaral (Campla), no Centro, de segunda a sexta-feira.

O secretário da pasta, Leonardo Ramos de Oliveira, traz para o órgão público os 20 anos de experiência como diretor administrativo financeiro de grandes empresas e também como consultor financeiro. Para o economista pós-graduado em finanças das empresas, se antecipar aos problemas através de planejamento, como também realizar um trabalho disciplinado, unificando as equipes, atendendo bem a população e realizando uma gestão financeira responsável, são os passos para atingir as metas.

A secretaria tem passado por mudanças contínuas em sua forma de trabalhar. Com um sistema mais dinâmico e humanizado, as ações estão sendo avaliadas, através de reuniões periódicas de acompanhamento das atividades. Além disso, a secretaria está implantando ferramentas de gestão que minimizam os problemas, diminuindo a burocracia, o tempo de espera, e ofertando comodidade aos cidadãos.

Essas ferramentas também são usadas para acompanhamento de projetos, fluxo de caixa, planejamento orçamentário de diversas áreas, gestão de servidores com foco no atendimento aos munícipes, controle de prazos e processos, e boa gestão da arrecadação municipal, respeitando os critérios e leis do código tributário. “Nosso trabalho se firma em ser eficiente na gestão das receitas municipais e no tesouro, que é a contabilidade e tesouraria, para que assim consigamos fazer com que as contas sejam aprovadas. Para manter os pagamentos em dia, a prefeitura tem trabalhado com planejamento e disciplina. Nossos esforços estão totalmente voltados para o município”, disse o secretário.

A Secretaria de Finanças funciona na sede da prefeitura, no Campla – Foto: Paulo Dimas/PMBM

Dentre as ações que merecem destaque, o secretário enumera a centralização da controladoria e da tesouraria, levando a todas as secretarias as melhores práticas de gestão para cada área; reorganização total da área de Alvará (gestão de Cadastro Mobiliário), que tinha processos não concluídos e agora estão com as demandas em dia; a reativação do Conselho de Gestão Municipal (COGEM); a implantação de serviços online, trazendo mais comodidade à população; implementação da gestão de projetos, onde há um acompanhamento individual das atividades mais relevantes; fiscalização contínua de tributos; descentralização de serviço, onde cada secretaria oferta de forma independente seus serviços; personalização no atendimento; ações para aumento de receita própria e gestão financeira do município.

Outros pontos importantes da implantação dessa governança foram a quitação de 140 milhões da dívida de governos anteriores e dos provimentos dos precatórios de servidores e empresas que ganharam suas respectivas causas na justiça. Além disso, a prefeitura adiantou o pagamento de 41,66% do 13º salário. “Independente da realidade econômica em que o país vive, o governo mantém seu compromisso com os servidores”, explicou Leonardo.

O secretário enalteceu a gestão financeira desenvolvida no governo do prefeito Rodrigo Drable

O próximo passo será a implantação do projeto Atendimento Classe A, onde a Fazenda irá reorganizar o serviço de atendimento, tornando-o mais eficaz, através da disponibilização de senhas eletrônicas automáticas, como também baias e servidores prontos para recepcionarem com carinho os munícipes. Além disso, a ação contará com uma ouvidoria. “A gente tem que estender o tapete vermelho para a comunidade, para ela se sentir bem em vir aqui na prefeitura para resolver seus problemas e emitir suas guias. Cabe a nós cuidarmos muito bem da nossa população”, informou o secretário.

Ainda segundo o secretário, a gestão financeira foi um dos grandes ganhos nesse governo. “Estamos trabalhando constantemente, aumentando a receita própria. Eu vejo um futuro de muita bonança para o município. Eu sei, porque estou acompanhando os projetos que vão gerar benefícios concretos. Benefícios antes nunca acreditados. Ninguém está medindo esforços para fazer essas ações acontecerem. Tenho orgulho de fazer parte desse time. Todos nós temos uma causa maior e ela se chama Barra Mansa”, afirma Leonardo.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !