Sassaricando – Oscar Nora – 5 de fevereiro de 2022

0

Foto: 2022 GettyImages

A Isabela e o Francisco estavam radiantes. Aos 7 aninhos, ela e seu irmão de três, depois de longo isolamento social, pela primeira vez iriam conhecer um estádio de futebol – o Estádio Raulino de Oliveira – e assistir uma partida do Fluminense, clube que mora no coração da família.

+

Cuidadoso, na sexta-feira, o pai tentou comprar seu ingresso e solicitar a gratuidade para os filhos; não conseguiu. No sábado, por três vezes, tentou novamente e novamente não conseguiu. Foi informado nas bilheterias dessa impossibilidade porque naquele dia, sábado, 29 de janeiro, seria jogo do Flamengo.

+

Felizmente, no dia seguinte, domingo, 30 de janeiro, a Isabela e o Francisco não perderam a alegria da inédita aventura, ainda mais inesquecível porque o Fluminense venceu por um a zero seu adversário, o Madureira. Infelizmente, porém, o episódio confirma que, no nosso futebol profissional, continua o amadorismo de alguns cartolas e dirigentes do esporte.

+

Não é só por aqui que acontecem as mancadas. A MLS, maior liga de futebol dos EUA, criada em 1990 como compromisso do país para sediar o mundial de 1994 e incrementar clubes por lá, foi um fiasco. Outros países da região é que cresceram. O Panamá esteve no mundial de 2018 e os EUA não. Agora, em 2022, após quase 40 anos, quem está perto da classificação é o Canadá.

+

Que azar da Bruna Moura, heim?! Convocada para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos Pequim 2022, no esqui cross-country, Bruna sofreu um grave acidente automobilístico no final de janeiro, na Itália, quando viajava para a Alemanha onde faria os testes RT-PCR exigidos para entrada na China. Eduarda Ribera, de 17 anos, substitui Bruna.

+

Os Jogos Olímpicos de Inverno, começaram ontem e terão 15 modalidades diferentes, disputadas tanto na neve quanto no gelo. Lendas do esporte de inverno, na cerimônia de abertura os porta-bandeiras do Brasil foram Jaqueline Mourão, do esqui cross country, e Edson Bindilatti, da equipe de bobslead. Os Jogos se encerram dia 20 de fevereiro.

+

O Brasil conta com 11 atletas e Sabrina Cass abriu a participação brasileira com o 21º lugar no esqui estilo livre moguls. Amanhã, domingo, ela irá buscar uma vaga para a final. No mesmo dia, Manex Silva fará a estreia do esqui cross-country no esquiatlo. Quarta-feira, Jaqueline Mourão e Eduarda Ribera disputarão as primeiras provas.

+