Sassaricando – Oscar Nora – 28 de dezembro 2019

0

Foto: Divulgação

Mais um Natal passou e como acontece todos os anos, de férias, enquanto descansam, os jogadores celebraram a data mais mística do calendário ao lado dos familiares e amigos. Em todo planeta é assim, com raras exceções como é o caso na Argélia, Bolívia, Egito, Índia, Israel, Marrocos e Sudão.
+
Na Argélia, Sudão e Marrocos, o islamismo predomina; na Índia a crença se baseia no hinduísmo; o Egito possui um complexo ideário alimentado pelas práticas milenares do Egito Antigo. No Estado de Israel, do judaísmo, mais da metade da população não possui qualquer religião.
+
Para esses países, portanto, a data do Natal não tem o significado cristão e fraterno como por aqui. Por essa razão, em pleno dia de Natal, houve jogos nos campeonatos locais e hoje e amanhã novas rodadas serão disputadas. Na Bolívia o torneio Clausura estará na última rodada.
+
O líder Jorge Wilstermann (57 pontos) enfrentará o Oriente Petróleo, o vice-lider Bolivar (55P) jogará contra o Royal Pari e o The Strongest (54P) terá pela frente o Club Destroyers. Jorge Wilstermann ou o Bolivar, um deles poderá se sagrar o campeão. Ou, numa combinação de resultados, o The Strongest poderá obrigar a uma partida desempate.
+
Na Bolívia, embora indígenas e evangélicos formem população maior do que a dos cristãos, o Natal e as festividades de fim de ano tem seu carisma e comemoração marcante. O que, então, explica essas atípicas datas para o futebol?
+
A Bolívia, o país da parte mais central da América do Sul também tem um relevo atípico como nenhum dos seus vizinhos. Um relevo variado que inclui a cordilheira dos Andes, o deserto de Atacama, a floresta tropical da bacia do rio Amazonas e o maior lago do continente.
+
Nenhuma dessas divindades da natureza, contudo, tem culpa no cartório. O atraso na decisão do Torneio Clausura só ocorre porque a Bolívia viveu recentemente o rebuliço político que afastou o presidente Evo Morales. No ano que vem, tudo será diferente. Como antes.

Deixe um Comentário