Sassaricando – Oscar Nora – 10 de outubro de 2020

0

Foto: Vasco Notícias

O barra-mansense/quatiense Jair Rosa Pinto foi um dos artilheiros na goleada de 10 x 1 na Bolívia em 1949, quando as duas seleções se enfrentaram no estádio do Pacaembú, em São Paulo, para obter a classificação na Copa do Mundo do ano seguinte. É um resultado histórico, só repetido 33 anos depois quando a Hungria derrotou, também por 10 a 1, a seleção de El Salvador.
+
Mas veja o leitor como o futebol é curioso. Embora a vantagem brasileira sobre os bolivianos seja esmagadora – em 30 jogos são 21 vitórias do Brasil, 4 empates, 5 derrotas, 99 gols marcados e apenas 25 sofridos, a seleção da Bolívia é a que mais venceu a brasileira em jogos eliminatórios: são três triunfos bolivianos, contra dois do Chile, Argentina, Equador e Paraguai.
+
Também como curiosidade, vale lembrar que a primeira vitória do Brasil em mundias – 4×0 – foi em duelo contra a Bolívia, na primeira Copa do Mundo, em 1930, no Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai, na única vez em que as duas seleções se enfrentaram no torneio. Ontem, também foi a primeira vez que a seleção brasileira jogou em casa na primeira rodada das eliminatórias.
+
Repleto de diferenças como raras vezes aconteceu no embate entre os dois maiores adversários do futebol brasileiro, Vasco e Flamengo se enfrentam esta tarde em São Januário. Depois de navegar no céu, o Vasco naufraga num mar revolto. Demitiu o treinador Ramon e seu goleador – Germán Cano – há quatro jogos não marca.
+
O Flamengo patinava com seu novo treinador que agora parece ter estabelecido o diálogo de mão dupla entre ele e os jogadores. Quanto ao goleador – Pedro – nos últimos cinco jogos marcou seis gols. Resta saber como estarão os deuses do futebol no embate entre São Januário e São Judas Tadeu.
+
Crescendo no campeonato, jogando em casa, neste domingo o Fluminense (6º/VEV) enfrenta o Bahia (13º/VDV) embalado por sua última vitória, na quarta, sobre o Vasco. Também no domingo, o Botafogo (17º/DEV) terá que torcer pelo desabamento de 5 paredes à sua frente: Atlético GO, Corinthians, Ceará, Bahia, Atlético PR. E, pessoalmente, a parede do Sport (8º/VVD).
+
São quase dois extremos absolutos. Terceiro colocado, o Volta Redonda (4ºL/13P/3V/4E/2D/14GP/10GC/SD + 4 – (EED) exibe um bom desempenho. Em má fase, desde o início do campeonato, o Boa (10°L/5P/0V/5E/4D/7GP/13GC/SD – 6 (DEE) não está bem. As duas equipes duelam esta tarde. Nada é tão oportuno para o Voltaço reencontrar a vitória que não comemora desde 30 de agosto quando venceu o São José RS por 2 a 0.
+
Pela primeira vez o Brasil começa a jornada classificatória em casa, mas atuando sempre como visitante a Seleção tem um ótimo retrospecto: 12 jogos, com seis vitórias, cinco empates e apenas uma derrota, com 14 gols marcados e cinco sofridos. A única derrota foi em 2015, quando perdeu para a seleção do Chile, em Santiago, por 2 a 0.
+
Rival desta sexta-feira, a Bolívia e o Brasil jogaram apenas uma vez na abertura dos jogos classificatórios. A partida foi em 1985 na altitude de La Paz, mas ainda assim o Brasil venceu por 2 a 0. E, em 1989, na outrora atraente cidade de Caracas, testemunhei ao lado dos companheiros Paulo Vieira e Fernando Luiz a maior goleada canarinho: Brasil 4 x 0 Venezuela.


+
+

+

Deixe um Comentário