Santa Feira promove solidariedade e novos negócios em Vassouras

0

VASSOURAS

Transformar as consequências da pandemia em algo positivo foi a ideia da empresária Ana Lúcia Furtado, gerente do Hotel Santa Amália, em Vassouras. Com o número de hóspedes muito menor desde fim de março, Ana Lúcia se incomodava ao ver algumas áreas do hotel sem uso. Saltava aos olhos o pátio ao lado do jardim, que costumava nesse período estar todo enfeitado com bandeirinhas e barraquinhas nas celebrações de festa junina.
Como as festas foram canceladas, o pátio ficou vazio, e possibilitou que a equipe pensasse em novas formas de ocupação. “Esse ano eu já tinha oferecido o estacionamento do hotel para uma moça da agricultura familiar escoar sua colheita, já que sua demanda havia sido afetada pela pandemia. Fizemos uma feira “drive-thru” e deu muito certo”, conta Ana Lúcia.
Assim, surgiu a ideia da Santa Feira, que acontece a partir deste sábado, dia 4, com entrada franca, reunindo diversos produtores, tendo como condição morarem em Vassouras ou nas proximidades e serem produtores dos trabalhos e não revendedores. Como o espaço é grande, terá distância segura entre os participantes e criará novas oportunidades para fornecedores e consumidores. Serão 15 expositores oferecendo itens orgânicos, pães artesanais, objetos de decoração, plantas e comidinhas juninas. A separação entre as barracas será de 4 metros e todos expositores usarão máscara e álcool gel durante atendimento.

Laura Pavarato: terá drinks juninos

Entre os expositores, está Laura Pavarato, que viu na feira uma nova oportunidade de negócio. Afetada em cheio pelas medidas restritivas, ela havia voltado ao mercado de eventos no último ano, após o nascimento na filha. “Já atuo no mercado de drinks há 5 anos, e desde que me mudei para Vassouras, criei minha própria empresa de bar e eventos – LMP eventos. Como festas e similares foram desmarcadas, comecei a fazer batidas e drinks engarrafados com delivery, para as pessoas consumirem em casa. A feira será uma vitrine para meus produtos e também para conhecer outros microempreendedores e fortalecer o network.”

Outra empresa participante é a Caipora, criada pelas amigas Bianca Monsores e Agatha Ferreira, para produção de cosméticos artesanais e naturais. As duas costumavam participar da Feira do Produtor, em Vassouras, e perderam importante canal de vendas após início da pandemia. “Mas começamos a ser procuradas pelas redes sociais e pudemos ativar nosso e-commerce, foi um teste interessante, para mostrar que podemos também vender online”. Elas, que desenvolveram a ideia por não encontrarem cosméticos naturais com facilidade na região, querem ser conhecidas pelos moradores: ” Muita gente ainda não sabe que estamos aqui, pertinho deles. Estamos bem animadas para participar”.

O critério na seleção dos participantes foi um só: que seja produção própria – nada que seja comprado e revendido – e com produtores do município, como um estímulo para que os moradores conheçam os produtores que existem na própria cidade e que possam futuramente contar com seus trabalhos.

Daniela Tamiozo, arquiteta e criadora da Tricot e Ponto, junto com a mãe, Jane Tamiozo, sempre frequentou feiras, e adorou a oportunidade. “Eu tinha planos de participar de mais feiras presenciais esse ano, expandir minha marca para outras cidades, mas foram todos cancelados. Participar da feira vai me ajudar a manter a marca em evidência aqui na cidade”, conta ela, que produz almofadas, toalhas e outros itens com base no tricot manual.

Mãe e Filha, Jane e Daniela Damiozo representam a Tricot e Ponto

A Santa Feira também terá oficinas de yoga de professores da cidade, que também interromperam temporariamente o atendimento a alunos em locais fechados, e optaram por uma aula ao ar livre. “O objetivo da feira é promover saúde: alimentação saudável, caseira, oferta de ingredientes locais e atividades que façam bem ao corpo e à mente”, conta Ana Lúcia, que teve autorização da prefeitura para realização da feira seguindo todos os protocolos de higiene e saúde. “Estou animada com a possibilidade de gerar oportunidades locais e marcar esse recomeço de forma segura, saudável e positiva”, afirma.

SANTA FEIRA

Hotel Santa Amália

Endereço: Avenida Sebastião Manuel Furtado, 526, Santa Amália, Vassouras, RJ.

Aos sábados, das 8 às 13 horas.
Inauguração dia 4/07.
error: Conteúdo protegido !