Saiba como mulheres podem repor os exageros feitos no carnaval

0

SUL FLUMINENSE

O carnaval acabou, mas os estragos que ele causou no corpo não somem como um passe de mágica. Durante os dias de festa, muitas mulheres se deixaram levar pela animação e esqueceram pontos como alimentação e uma boa hidratação. Se você foi uma dessas que aproveitou os dias de folia e se esbaldou em comidas e/ou na bebida, a nutricionista e coach de emagrecimento, Karina Carvalho, dá dicas para recuperação do corpo após tantos excessos.

Se o exagero foi no álcool, a profissional enumera alguns caminhos que podem ajudar o restabelecimento do corpo. Um deles seria ingerir o complexo B, no qual suas vitaminas são indispensáveis para manutenção do fígado em bom estado de funcionamento. As fontes seriam levado de cerveja, gérmen de tricô, grãos germinados, nozes, farelo de arroz, pólen, cogumelos, gema de ovo, legumes, frutas, hortaliças verdes, dentre outras. “Vitamina B12 é outra que precisa ser ingerida, pois sua deficiência dificulta a capacidade do sistema imune, sem esquecer que também é necessária para sintetizar distintas enzimas, colina e material genético”, disse a nutricionista, mencionando que as fontes estão em algas, frutos do mar, peixes, arroz integral, gema de ovo, grãos germinados, levedo de cerveja, alface.

Outra reposição importante seria com ácido fólico, que favorece a atividade hepática. Suas fontes são tomate, cogumelos, ervilha, brócolis e espinafre. Na castanha do Pará, camarão, caranguejo, salmão, arroz integral, frango, carne suína, carne bovina, farinha de trigo integral, leite, a pessoa encontra o selênio. “É deficiente quando existe qualquer alteração hepática, mas, além disso, tem uma importante atividade sobre a função imune já que estimula a atividade dos leucócitos. A Castanha do Pará é a melhor fonte de Selênio”, informou Karina Carvalho. As famosas vitaminas C não podem ser esquecidas, pois têm um importante papel frente aos poluentes e é fundamental para atividade do sistema imunológico. Elas estão em hortaliças e frutas frescas (laranja, acerola, cenoura, limão), pimenta vermelha seca, etc.

Importante ainda é ingerir alimentos ricos em ômega 3, que desintoxica o fígado. A vitamina está no óleo de peixe, azeite de linhaça, semente e farinha de linhaça.

COMI DEMAIS, E AGORA?

Já para quem exagerou nos doces e carboidratos, a dica é comer alimentos calmantes para o estômago, como salsinha, hortelã. A farinha de feijão branco e maracujá também são recomendados. “Funcionam como uma vassourinha no sangue, diminuindo o açúcar em excesso, além de dar saciedade e ajudar no funcionamento intestinal”, explicou a nutricionista e coach de emagrecimento.

Para quem ficou sem energia a dica é consumir gérmen de tricô, suco verde a base de couve.

Karina Carvalho premia as leitoras do A VOZ DA CIDADE com algumas receitas que podem ajudar.

Suco Verde
– Suco de 1 laranja
– 1 folha de couve ou 2 cubinhos de couve*
– 1 colher de sopa de linhaça germinada**
Ou
– 1 folha de couve ou 2 cubinhos de couve*
– ½ maçã
– 1 colher de sopa de linhaça germinada**
Cubinhos de couve

Bata tudo no liquidificador com 1 litro de água e coloque nos cubinhos de gelo para gelar. Usar de 1 a 2 cubinhos em cada suco:
• 2 xíc de couve picada
• 1 xíc de agrião picado
• ½ xic de salsinha
• ½ xic de hortelã
**Linhaça germinada: coloque 1 colher de sopa de semente de linhaça em ½ copo de água. Deixe de molho de 4 a 8 horas. Quando virar um gel, coloque tudo, inclusive a semente no liquidificador e bata com uma fruta.
Salada Desintoxicante
1 maço de rúcula lavado e escorrido (contém vitamina C)
1 cenoura ralada (rica em vitamina A e betacaroteno)
1 beterraba ralada (rica em vitamina do complexo B)
200g de ervilha fresca (rica em vitamina B1 e selênio)
1/2 xícara (chá) de gérmen de trigo
Molho
2 colheres (sopa) de azeite
1/3 de xícara (chá) de suco de limão
2 dentes de alho picado
Sal a gosto
Sopa Detoxificante
4 cenouras
1 cebola média
1 nabo médio
2 dentes de alho
Água
Tomilho
2 colheres de sopa de sementes de girassol
Amêndoas e pistache
Modo de preparo:
Coloque as cenouras, a cebola, o nabo, o alho e a água numa panela grande. Tampe e deixe ferver por 15 minutos. Tempere com tomilho, sal e deixe ferver por mais 5 minutos. Deixe esfriar um pouco e bata no liquidificador. Devolva à panela e aqueça bem a sopa.

Coloque a sopa no prato e sirva guarnecendo com as sementes e castanhas quebradas.

 

 

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !