VOLTA REDONDA
Hoje, 17, o deputado estadual Munir Neto (PSD) foi às ruas do bairro Vila Santa Cecília contra abusos e exploração de crianças e adolescentes. Também participaram representantes da prefeitura municipal e de instituições de proteção à infância, conscientizar a população contra os abusos e exploração de crianças e adolescentes.
Esse ato marcou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado neste sábado, 18. A data foi criada para mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.
O deputado Munir Neto preside a Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Segundo ele, essa conscientização é importante visto que, no Estado do Rio de Janeiro, há uma média de aproximadamente dez mil crianças e adolescentes vítimas de abusos por dia no estado. “Só com a união entre o Poder Público e a sociedade civil vamos conseguir combater esses crimes. Em 2023, quase nove mil denúncias chegaram às delegacias e ao Disque 100. Dessas, em torno de 3,5 mil foram crianças de até 13 anos que sofreram abusos. Há ainda os casos que não chegaram às autoridades por falta de denúncia, então nós estamos pedindo que as pessoas informem às autoridades pelo Disque 100 ou através do canal de atendimento da nossa comissão na Alerj”, disse o deputado.
Para a secretária de Assistência Social de Volta Redonda, Rosane Marques, é uma realidade alarmante em muitas partes do mundo a exploração sexual de crianças e adolescentes. “Estima-se que muitos meninos e meninas são vítimas desse abuso todos os anos, sofrendo danos físicos, emocionais e psicológicos profundos que podem assombrá-los pelo resto de suas vidas”, afirmou Branca.
NO RIO
O deputado também promoveu nessa semana, dia 16, uma grande panfletagem para conscientizar acerca da data na Central do Brasil. Participaram a Associação de Conselheiros e Ex-conselheiros Tutelares do Rio de Janeiro (Aceterj), conselhos estaduais e municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, a Fundação Leão XIII, a Companhia Estadual de Água e Esgoto (Cedae) e a SuperVia, que vai transmitir de forma permanente, a pedido do deputado, peças da campanha em áudios e telões nas estações.