Rito de orações cantadas é destaque na programação da Semana Santa em Resende

0

RESENDE

A comunidade católica celebra a Quaresma e desde domingo, dia 25, com o Domingo de Ramos, teve início a Semana Santa. O rito religioso tem seu ápice no dia 30 com a Sexta-feira da Paixão e encerramento no dia 1º de abril, o domingo de Páscoa. Durante o fim de semana milhares de pessoas compareceram nas igrejas dos municípios da região celebrando o Domingo de Ramos, considerado o primeiro dia da Semana Santa e o último domingo antes da Páscoa. Nesta data, os fiéis relembram a entrada de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém, onde foi recebido como rei pelo povo que, dias depois, clamaria pela sua crucificação. Missa e procissão foram realizadas abrindo a programação da Semana Santa.

Em Resende, a programação desenvolvida pela Paróquia de Santa Cecília, no Manejo, integrada com as comunidades católicas de outras comunidades e municípios vizinhos, seguiu ontem com a Missa Penitencial, na Igreja Cristo Ressuscitado e também a Missa dos Santos Óleos, na Paróquia São José, em Itatiaia. Todos os anos nesta data, as dioceses se reúnem em suas catedrais para a celebração da Missa do Crisma. Durante a celebração, se abençoa o óleo dos catecúmenos e dos enfermos e se consagra o Santo Crisma, daí, a celebração ser também chamada ‘Missa dos Santos Óleos’. Depois da missa, os padres voltam para suas comunidades levam a porção dos óleos para que possa ocorrer a prática dos sacramentos dos seus fiéis.

OFÍCIO DE TREVAS

Seguindo a programação da Semana Santa em Resende, nesta terça-feira, dia 27, será realizado a cerimônia do Ofício de Trevas, às 20 horas, na Igreja Santa Teresinha do Menino Jesus, situada na Rua Antenor O´rreily de Souza Júnior, no bairro Morada da Colina. O Ofício de Trevas é um rito de orações cantadas que faz os fiéis refletirem e rezar, através da liturgia, sobre o sofrimento da paixão e morte de Jesus Cristo. A cerimônia é cantada à noite e requer o auxílio das luzes de velas. Em geral, as igrejas utilizam no Ofício de Trevas um candelabro com velas amarelas e branca. Após cada um dos Salmos cantados uma das velas amarelas, que representam um discípulo que deixou Jesus é apagada, restando somente a branca, que representa a luz de Jesus.

A Procissão do Encontro terá saída da Paróquia de Santa Cecília (foto) e Igreja Cristo Ressuscitado, no dia 28

PROGRAMAÇÃO

A programação da Semana Santa organizada pela Paróquia Cecília segue na quarta-feira, dia 28, com a Procissão do Encontro, dividindo homens e mulheres. Eles sairão às 19h30min da Paróquia de Santa Cecília, na Vila Santa Cecília (região do Grande Manejo), com a imagem do Senhor dos Passos. No mesmo horário, as mulheres sairão da Igreja de Nossa Senhora Aparecida, na Nova Liberdade, com a imagem de Nossa Senhora das Dores. As duas procissões vão se encontrar na Rua Rui Barbosa – imediações do Edifício Mantiqueira, na Liberdade – seguindo em direção a Igreja de Cristo Ressuscitado, na Avenida Brasília, na Vila Julieta; A quinta-feira santa, dia 29, será marcada pela cerimônia do Lava-pés, às 20 horas, na Igreja Cristo Ressuscitado. Após a missa, haverá vigília eucarística até meia-noite.

No dia 30, a Sexta-feira da Paixão, a programação começa às 5 horas, com a Via Sacra do Morrão (Morada da Colina), organizada pela Paróquia Sagrada Família com concentração diante da Igreja Sagrado Coração de Jesus, na Itapuca. Às 15 horas haverá a Celebração de Adoração à Santa Cruz, na Igreja Cristo Ressuscitado. Às 19 horas terá início a Encenação e Sermão das Sete Palavras, na Igreja Cristo Ressuscitado. Em seguida ao sermão ocorrerá a procissão de Nosso Senhor Morto, da Igreja do Cristo Ressuscitado (Vila Julieta) até a Paróquia de Santa Cecília (Manejo).

No sábado de Aleluia, dia 31, haverá a Vigília Pascal, seguida da procissão de ressurreição pelas ruas do entorno da Igreja do Cristo Ressuscitado. O domingo de Páscoa, dia 1º de abril, será marcado pelas missas em cada paróquia, conforme sua programação habitual: Santa Cecília, às 7 horas e Cristo Ressuscitado às 9h e 19h.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !