Resende pode liberar o trânsito na Serra do Eme durante o feriadão da Semana Santa

0

RESENDE

Os turistas que visitarão a região de Visconde de Mauá durante o feriado prolongado da Semana Santa devem ficar atentos ao controle do fluxo de veículos na Serra do Eme (RJ-161). A principal via de acesso após a interdição da RJ-163 segue com reparos no pavimento promovidos pela Prefeitura de Resende. Conforme orientação do governo municipal, até esta quarta-feira, dia 28, o tráfego de veículos ficará interditado das 8h às 11h e das 13h às 17h para que homens e máquinas possam executar os trabalhos no local em segurança.

Apesar de no dia 23 o governo divulgar que a estrada estaria liberada plenamente para o fluxo de veículos a partir das 17 horas desta quarta-feira, visando o acesso dos turistas para a região de Mauá, nesta segunda-feira, dia 26, a informação é que pode ocorrer na quinta e sexta-feira, dias 29 e 30, respectivamente a presença de máquinas na via.

Segundo informações da Prefeitura de Resende, o fluxo de veículos pela RJ-161 permanecerá interditado em horários determinados até quarta-feira. na quinta e sexta-feira, pode haver máquinas na estrada caso seja necessária alguma intervenção e pontos como em pontos mais críticos, que necessitam do despejo de escória para manutenção do pavimento para suportar o fluxo de veículos. Até o momento, mais de 50% da estrada já foi patrolada pela intervenção do governo municipal que prioriza, também o alargamento da via estadual permitindo a passagem de veículos.

O trabalho na RJ-161 é realizado há quase vinte dias

A RJ 161 tem sido liberada para o trânsito de veículos nos finais de semana, como ocorrido recentemente. Há cerca de 20 dias a estrada recebe serviços de limpeza e manutenção. Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, que coordena os trabalhos na serra, atualmente são utilizados quatro máquinas, sendo duas pás carregadeiras, uma retroescavadeira e um rolo compactador, além de três caminhões – um deles da Prefeitura de Itatiaia.

As ações, que nas primeiras semanas foram concentradas na retirada de árvores e barreiras que deslizaram das encostas, estão agora focadas no alargamento da pista e na colocação, em alguns pontos, de escória fina, cedida pelo Departamento de Estrada de Rodagem (DER). As máquinas também derrubam barrancos que correm o risco de ceder em virtude de novos temporais e retiram o material da pista. “Moradores, produtores, comerciantes e turistas já sabem que podem contar com uma rota alternativa, em boas condições, para chegar ou sair da região de Visconde de Mauá. O trabalho mais pesado já foi feito. Agora estamos fazendo rescaldo no local”, comenta o prefeito Diogo Balieiro Diniz (Democratas) que tem a expectativa de a estrada estar totalmente livre para o fluxo durante o feriado da Semana Santa.

Deixe um Comentário