Reunião em Barra Mansa trata de últimos detalhes para implantação do Gerenciamento Eletrônico de Documentos

0

BARRA MANSA

Uma maior economia, eficiência e transparência nos processos públicos. Tudo isso será possível com o Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) que começa a ser implantado na próxima semana. Os últimos detalhes foram discutidos em uma reunião na manhã desta quarta-feira, 1, na qual participou o prefeito Rodrigo Drable, secretários encabeçados pela Secretaria de Finanças que teve a iniciativa da implantação, e a empresa vencedora da licitação para prestação do serviço, a Nota Control.

“Com a implantação do GED, o munícipe terá mais autonomia e poder de fiscalização. O sistema é acessado via Internet, de forma fácil, através de computador, celular ou tablet, permitindo o acompanhamento em tempo real de cada etapa do processo até sua finalização. Vamos fortalecer o nosso programa de Compliance e gerar economia aos cofres públicos”, destacou Drable.
De acordo com o secretário de Finanças, Leonardo Ramos de Oliveira, o sistema eleva a prefeitura para outro nível e permite que o munícipe tenha o governo municipal dentro de sua casa. “Tudo será informação, que vai gerar eficiência. As Secretarias Municipais estarão integradas de forma plena, o tempo e as equipes serão otimizados. Em relação aos gastos com papel, insumos, e manutenção de espaços físicos para arquivar os processos, por exemplo, serão reduzidos em torno de R$ 6,5 milhões ao ano. Estou muito feliz, muito motivado e agradeço o apoio do prefeito e das demais Secretarias na implantação desta iniciativa da pasta de Finanças. São poucos os municípios que utilizam essa tecnologia de vanguarda, que permite o máximo de detalhamento nas informações”, pontuou Leonardo.
Os novos processos internos e externos serão todos digitais. O secretário de Administração, Gabriel Ramos Resende, informou que os que estão em andamento continuam físicos e os antigos serão digitalizados e, posteriormente estarão disponíveis para a população.

As funcionalidades do sistema foram apresentadas na reunião pela gerente de Tecnologia da Informação da Nota Control, Silvana Nascimento. “A Pessoa Física ou Jurídica, através de login e senha, poderá conhecer os passos necessários para dar entrada em algum processo, anexar documentos a ele, acompanhar seu andamento pelo smartphone e utilizar assinatura digital”, concluiu Silvana.