Resendense é indicado embaixador do Brasil em Israel

0

RESENDE

O resendense Gerson Menandro Garcia de Freitas foi indicado na terça-feira, dia 22, para a embaixada do Brasil em Israel. O general Menandro foi eleito pelo Senado por 40 votos a 03 e uma abstenção, além da Comissão de Relações Exteriores por com 15 votos e um em branco. As matérias seguem para apreciação do Plenário do Senado.

Gerson, de 65 anos, estudou na Escola Estadual Souza Dantas e no no Colégio Estadual Olavo Bilac, até entrar para a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), onde se formou em Ciências Militares, em 1975.

Em sua defesa, durante a sabatina de Chefes de Missões Diplomáticas, na Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado, ocorrida na segunda-feira, dia 21, o general ressaltou o relacionamento bilateral com Israel se fortaleceu nas visitas presidenciais, na abertura do escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) nesse país e na celebração recente de seis acordos estratégicos.

O resendense Menandro foi sabatinado na Comissão de Relações Exteriores do Senado-Reprodução Cyntia Freitas

Menandro ainda destacou que Israel é um país com 43% de solo desértico e poucos recursos hídricos naturais. “O agronegócio no Brasil é de escala mundial, o que faz do país um provedor de alimentos. O aumento dessa produtividade como fator de fortalecimento da relação entre os dois países, com foco nas áreas de irrigação, fertilização, reuso da água e dessalinização”, disse o general, citando ainda as áreas de defesa, segurança pública, setores cibernético e espacial. “Israel é reconhecidamente um país muito avançado em seus meios, equipamentos, doutrinas, táticas e técnicas de defesa. E nós podemos avançar bem mais”, analisou.

CARGOS

Entre os cargos e funções que Gerson Menandro é gerente de Relações Institucionais e Governamentais da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Ele já desempenhou os cargos de assessor brasileiro na Academia Militar de West Point, Estados Unidos; analista de Relações Internacionais, Operações, Gestão e Planejamento Estratégico do Estado Maior do Exército; secretário-geral do Exército e coordenador-geral dos Especialistas dos Estados-Membros da Organizações das Nações Unidas (ONU); e conselheiro militar na Missão Permanente do Brasil na ONU.

error: Conteúdo protegido !