Resende teve destaque positivo em saldo de empregos do Caged

0

RESENDE

Pelo terceiro ano consecutivo, Resende fechou o ano em 2019 com saldo positivo na geração de empregos. Ao longo dos 12 meses do ano passado, a cidade conseguiu admitir mais que demitir em nove meses, acumulando 688 novas vagas no mercado de trabalho. Em 2017, o saldo positivo chegou a 1.306 empregos e em 2018 esse número foi de 339 postos de trabalho. Ou seja, Resende tem no último triênio 2.333 novas vagas de emprego criadas. Os dados constam no Cagastro Geral de Empregados e Desempregados do Governo Federal, disponível para consulta pública na internet.

Mesmo reconhecendo que a geração de empregos está muito ligada a retomada da economia nacional de uma maneira geral, a Prefeitura de Resende tem promovido projetos e ações para facilitar a abertura de negócios na cidade.

O ano fechou em 2019 com mais de mil novos alvarás emitidos pela secretaria municipal de Indústria, Comércio e Turismo, que também contabilizou mais de 400 novos microempreendedores individuais (MEI) regularizados junto à pasta. O movimento para garantir esse aumento teve início ainda em 2017, quando as reuniões para análise dos processos de abertura de empreendimentos passaram a ser realizadas duas vezes na semana, no lugar de apenas uma. Essa ação fez de imediato com que o número de alvarás emitidos aumentasse mais de 40%.

Em 2019, um dos maiores destaques foi a assinatura de um termo de adesão para emissão automatizada de alvarás municipais. O principal diferencial da automatização é que a emissão do documento agora pode ser feita em até 2 horas para as atividades de baixo risco, já computados neste prazo a resposta de viabilidade do nome empresarial, locacional e a constituição da empresa. De acordo com balanço da Prefeitura, desde 2017 foram mais de 3,4 mil alvarás emitidos em Resende. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a secretaria municipal de Indústria, Comércio e Turismo, através dos números 3354-5980 ou 3360-3113. A secretaria fica na Praça da Bandeira, número 85, em Campos Elíseos.

A influência de tais ações da Prefeitura de Resende na geração de empregos pode ser medida pela influência do setor de serviços nos números gerais do emprego na cidade. O setor de Serviços foi o maior destaque, com 1140 novas vagas geradas no ano. Além disso, a Construção Civil vem dando sinais de recuperação com a geração de 238 novos postos de trabalho.

NEGÓCIOS

Resende conseguiu em 2019 resultados em publicações e rankings especializados em economia. O “Ranking Connected Smart Cities 2019”, feito pela consultoria Urban Systems e divulgado pela Revista Exame, colocou Resende como 48º município em potencial de desenvolvimento em todo o país. A consultoria Urban Systems também elaborou um estudo com o “Ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios”. Produzida anualmente, a publicação lista as 100 cidades com maior potencial no setor e teve Resende em 26ª lugar.

Deixe um Comentário