Resende supera 90 mil pessoas imunizadas contra a febre amarela

0

RESENDE

O município de Resende atingiu o total de 90.763 pessoas imunizadas contra a febre amarela, sendo a meta do governo federal para a cidade garantir a vacinação de 107.482 pessoas. A Secretaria de Saúde realiza o atendimento aplicando a dose única de 0,5ml da vacina, assegurando a proteção sem necessidade de dose de reforço. O Brasil vive surto de febre amarela silvestre, doença viral causada por vírus e transmitida por mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes em região de mata – por isso os macacos são as principais vítimas servindo de alerta para a presença do vírus em determinada região. Uma vez infectado o paciente apresenta sintomas como febre, calafrios, perda de apetite, náuseas, dor de cabeça e dor muscular. Os sintomas geralmente melhoram ao fim de cinco dias. Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, coloração amarelada da pele e do branco dos olhos (icterícia), hemorragia e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Alexandre Vieira, o Ministério da Saúde reafirmou a importância da vacinação como único instrumento eficaz de combate à proliferação da febre amarela. “Esta ação é de prevenção, não de emergência, pois a melhor forma de evitar o vírus é vacinando a população lembrando que a vacina continua sendo aplicada em todos os Postos de Saúde e no Centro Municipal de Imunização”, afirma. Nos postos o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h, já no Centro de Imunização, no Centro, o atendimento ocorre entre 8 e 14 horas.

A estratégia de vacinação em todo o Brasil será feita de forma gradativa, sendo que os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia são os primeiros a estenderem a vacinação. O superintendente de Atenção Hospitalar, Aquiles André Touban Romar, ressalta que a dose única permite que o indivíduo permaneça imune por toda a vida. “Resende manterá o fornecimento da dose única (0,5 ml) contra febre amarela, preconizada pela Secretaria Estadual de Saúde. Ao contrário de outras cidades do Estado do Rio de Janeiro. A vacina aplicada em Resende imuniza a pessoa para toda a vida, sem necessidade de futuros reforços”, explica. A vacina é indicada para pacientes com idade entre nove meses e 60 anos, sendo que os idosos precisam apresentar uma autorização do médico que acompanha seu estado de saúde regularmente.

Em Resende os pacientes imunizados recebem a dose única de 0,5ml da vacina contra a febre amarela

As contraindicações são para os pacientes com reação alérgica à proteína do ovo; as gestantes ou aquelas que estejam amamentando bebês menores de nove meses; pacientes que fazem radioterapia e quimioterapia; que utilizam corticoides; pessoas em tratamento com imunossupressores e portadores de doenças autoimunes. Também não devem se vacinar bebês menores de nove meses; pessoas que tomaram a vacina nos últimos 10 anos; portadores de doenças hepáticas, hematológicas, renais e neoplásicas; e portadores de HIV/AIDS (só com autorização médica).

Segundo a Prefeitura de Resende, o município promoveu dois Dias D de vacinação, levou equipes móveis para indústrias, comércio e zona rural, e até o momento não registra caso da doença. No cenário regional são 68 casos e 30 mortes entre as demais cidades das regiões Sul Fluminense e Costa Verde.

Deixe um Comentário