Resende registra morte de paciente internado no Hospital de Emergência com a febre amarela

1

RESENDE

A Prefeitura de Resende confirmou nesta quarta-feira, dia 25, o falecimento da segunda vítima diagnosticada no município com a febre amarela. Trata-se de um senhor de 63 anos, que estava internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital de Emergência Henrique Sérgio Grégori, no bairro Jardim Jalisco. Segundo informações da direção do Hospital de Emergência, confirmadas pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Resende, o paciente foi a óbito na terça-feira, dia 24, por volta das 17h40min. Ele era natural da região de Vargem Grande (Pedra Selada), na zona rural do município. De acordo com informações de moradores daquela região, o corpo do paciente foi velado durante a madrugada e foi enterrado nesta quarta-feira.

A Prefeitura de Resende aguarda a confirmação oficial deste caso pela Secretaria de Estado de Saúde, a segunda morte de febre amarela no município. O paciente infectado, morador da Vargem Grande dera entrada no Hospital de Emergência no dia 14, segundo noticiado recentemente pelo A VOZ DA CIDADE. As informações mais recentes repassadas pelas autoridades de saúde davam conta que o paciente permanecia no CTI e apresentava quadro regular, recebendo todos os cuidados médicos.

O primeiro caso de morte por febre amarela, já confirmado pela Secretaria de Estado de Saúde, foi de um morador do bairro Nova Liberdade – que não teve o nome revelado. O paciente de 57 anos que, segundo informações também teria frequentado a zona rural do município, estava internado no Hospital da Unimed, no Jardim Jalisco, e faleceu no dia 17. Segundo relato das autoridades de saúde de Resende, as duas vítimas fatais da febre amarela não haviam se vacinado.

IMPORTÂNCIA DA VACINA

A vacina é a única forma de conter a doença. O governo de Resende frisou que segue com a vacinação em todos os postos de saúde e também com atendimento de busca ativa, principalmente na zona rural, tentando localizar pessoas que ainda não se imunizaram. No recente fim de semana prolongado entre os dias 21 e 23 o serviço ocorreu no Centro Municipal de Imunização e nos Postos de Saúde da Fumaça, Vargem Grande, Serrinha, Capelinha, Engenheiro Passos e Mauá. Desde a terça-feira, 24, a imunização prossegue em todas as unidades da cidade com o horário padrão de atendimento entre 8h e 17h.

A região da Vargem Grande recebeu atenção especial das equipes durante o fim de semana prolongado

O município superou o total de 108,5 mil pessoas imunizadas contra a febre amarela desde 2017. As visitas domiciliares persistirão, uma vez que os dois casos registrados na cidade tiveram origem com cidadãos moradores ou frequentadores da região da Vargem Grande.

SITUAÇÃO REGIONAL

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde a Região das Agulhas Negras, formada pelos municípios de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis, contabiliza cinco casos confirmados de febre amarela e dois óbitos: Resende (dois casos resultantes em dois óbitos), Itatiaia (dois casos confirmados – pacientes em tratamento) e Quatis (um caso- paciente teve alta e retomou vida ativa).

Depois de Resende, com dois casos culminantes em óbito, a situação mais crítica na região é em Itatiaia. O município com dois casos confirmados e um terceiro em suspeita. Nesta quarta-feira o governo local informou ao A VOZ DA CIDADE que adotou estratégia de orientação aos turistas e moradores do bairro de Penedo, local onde residem todas as vítimas confirmadas e em suspeita da doença (África e Vale do Ermitão – confirmados; Fazendinha – caso em suspeita). A Prefeitura de Itatiaia disse que realiza no bairro a distribuição de material informativo, como folders e cartazes. Os dados mais atualizados da imunização no município indicam 95,5% da meta total de 26 mil.

Deixe um Comentário