Notas & Notas

0

CIRANDA DO CUIDAR REALIZA ATENDIMENTOS

A Unidade de Saúde da Família Lúcio Antônio Teixeira, no bairro Bocaininha, em Barra Mansa, recebeu na manhã de ontem a Ciranda do Cuidar – projeto desenvolvido pela Secretaria de Saúde com apoio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). Os moradores que foram à unidade receberam atendimento sobre diversas questões, como Bolsa Família. Palestras sobre saúde bucal, dengue, chikungunya, doenças sexualmente transmissíveis e direitos dos usuários do SUS (Sistema Único de Saude) totalizaram mais de 300 atendimentos.

CONSULTAS MÉDICAS E BRINCADEIRAS

Paralelo as atividades, foram realizadas consultas médicas convencionais com clínico geral, vacinação, preventivo, pré-natal, pediatra, assistente social, ginecologista, fisioterapeuta, nutricionista, teste rápido HIV, hepatite B e C, curativos em geral e atendimentos básicos. Além do tema Saúde, durante o evento havia uma mesa de maquiagem para as mulheres, brinquedoteca para as crianças, algodão doce, atividades de contação de história e pintura no rosto. A próxima edição será realizada na USF do bairro Vila Maria II no dia 29 de maio de 8h ao meio-dia.

VAZAMENTO EM VOLTA REDONDA

Uma equipe do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Volta Redonda realizou ontem a manutenção na rede de abastecimento na Avenida Sávio Gama, no Retiro. Na madrugada, por volta das 5 horas, a tubulação rompeu; o que causou o vazamento de água no local. Foi necessário o fechamento da rede, na altura do bairro Vila Mury, para a realização da manutenção na avenida, segundo informou o diretor-executivo do Saae, José Geraldo, o Zeca.

SAAE-BM ADQUIRE VEÍCULO MECÂNICO

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Barra Mansa adquiriu no último dia 12, um furgão mecânico.  O veículo possibilitará acelerar os procedimentos de manutenção e reparo da Estação de Tratamento de Água (ETA’s) e Estação de Tratamento de Esgoto (ETE’s) em Barra Mansa. O Diretor Executivo do órgão, Fanuel Fernando avaliou a nova aquisição. “É um automóvel que vai ajudar a autarquia a ganhar tempo na solução de problemas. Ele dispõe de tecnologia capaz de garantir rapidez e eficiência no atendimento. O furgão será customizado de maneira a se tornar uma espécie de oficina móvel, com todos os requisitos para atender as necessidades da equipe mecânica do Saae”, disse Fanuel.

AÇÃO NO DIA DO JOVEM TRABALHADOR

A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania (Secretaria Executiva de Assistência Social), promoveu na manhã de ontem, na Casa Larangeiras, uma programação especial alusiva ao Dia do Jovem Trabalhador. Mais de 80 alunos, de três turmas do primeiro ano do curso de Empreendedorismo do Colégio Estadual Dr. Arthur Vargas (CEAV), participaram da programação que ressaltou a importância dos jovens no mercado de trabalho. Segundo o secretário de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, Jorge Eduardo Mascote, o governo tem um sério compromisso com a juventude.

PALESTRAS

Os estudantes puderam acompanhar a duas palestras: “Mercado de Trabalho”, com o professor Luciano Nóbrega e “Jovens Empreendedores”, com o professor Everton Costa. Os palestrantes fazem parte do Acessuas Trabalho, programa de promoção de Acesso ao Mundo do Trabalho, resultado de uma parceria entre os governos municipal e federal, com a missão de auxiliar pessoas que, por diversos motivos, estão fora do mercado de trabalho e desejam voltar a gerar renda. Nas palestras foram abordados assuntos como preparação de currículo, postura em entrevista de emprego, ansiedade e observação de oportunidades no mercado.

OSBM APRESENTA CONCERTO DA TEMPORADA 2018

A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (OSBM) apresenta hoje, às 20 horas, no Instituto Cultural Municipal (antigo Clube Municipal), mais um concerto da Temporada 2018. Dessa vez, o repertório será formado por obras dos compositores Mozart, Grieg e Bizet. A regência é do maestro Vantoil de Souza e o concerto contará ainda com um solo da violinista Olga Galeano. A entrada é franca e a classificação livre. Segundo o maestro Vantoil de Souza, que é também o diretor Artístico do Projeto Música nas Escolas, o público pode esperar bastante emoção neste concerto, que traz obras de artistas consagrados na história da música.

PROGRAMA ESPECIAL

“Preparamos um programa especial para essa temporada, com várias obras bem conhecidas do público, que certamente vai se emocionar com o espetáculo. Mais uma vez um integrante da Orquestra fará uma participação solo no concerto. Essa é uma prática que adotamos para toda a temporada, além de convidados teremos também a participação de nossos músicos. Dessa forma, podemos mostrar a qualidade técnica dos integrantes da OSBM. Será um prazer receber o público para essa noite que será muito especial”, destacou o maestro. O concerto é realizado pela Prefeitura de Barra Mansa e Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, com o patrocínio do Ministério da Cultura, CCR Nova Dutra, Saint Gobain e apoio da Transporte Generoso.  A solista será a violinista Olga Galeano, uma das spallas da OSBM.

CERTIFICADOS NA JUNTA MILITAR

A 148ª Junta de Serviço Militar, ligada a Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública realiza nesta quinta-feira, às 8h30min, a Solenidade de Entrega dos Certificados de Dispensa de Incorporação e o Juramento à Bandeira do Brasil dos jovens que foram dispensados no serviço militar em 2017. A cerimônia, aberta ao público, será realizada na sede da Junta Militar, localizada no Terminal Rodoviário Dr. Jorge Jayme, na Avenida Wanderbilt Duarte de Barros, nº 80, Centro da cidade. O certificado de dispensa de incorporação é um documento necessário em várias etapas da vida dos jovens, porém mesmo dispensados da incorporação os jovens ficam compromissados perante a Pátria. Sem esse certificado o cidadão não pode participar de concursos públicos, provas de vestibular, nem requerer passaporte. A Junta Militar é responsável pelo serviço de alistamento dos jovens do sexo masculino de 18 anos. Também presta todo tipo de atendimento relativo à obtenção de documentos de natureza militar.

LÂMPADAS DE LED

Volta Redonda começou a receber, ontem, a segunda fase do Projeto “Escola Eficiente, Eu Curto!”. Serão 48 unidades da Rede Municipal de Ensino beneficiadas nesta etapa. Mais de onze mil lâmpadas serão substituídas. Vale lembrar que, Volta Redonda é a primeira cidade no Brasil a ter todas as escolas com lâmpadas de LED. O projeto está sendo realizado através de uma parceria entre a distribuidora de energia Light e a prefeitura. A informação é do coordenador do projeto, o engenheiro Eduardo Nogueira, em uma reunião realizada no último dia 18, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME), com os diretores das instituições contempladas.

DESCARTADAS

Todas as lâmpadas que forem substituídas na segunda fase do Projeto “Escola Eficiente, Eu Curto!”, que iniciou ontem nas escolas da Rede Municipal de Educação de Volta Redonda, serão devidamente descartadas, através de um processo que não prejudique o meio ambiente. Segundo a diretora Salete Avelino, do Centro Municipal de Educação Infantil, Alkindar Candido da Costa, do bairro Água Limpa, além da economia, a troca ajuda no trabalho de conscientização. Disse que a escola sempre trabalha com seus alunos e os pais essas questões de economia e usa de forma consciente da energia. Segundo ela, essa substituição também soluciona a questão de gastos com reatores e lâmpadas, que tem uma vida útil menor e geram mais gastos e mais mão de obra.

PRESO COM MUNIÇÕES

Foi apresentado, nesta terça-feira, para Audiência de Custódia, na Casa de Custódia de Volta Redonda, Carlos Eduardo Lorena Barreto, mais conhecido como Dudu, 36 anos, residente no bairro Vila Flórida, em Itatiaia. Ele foi preso, na segunda-feira, por agentes do 37º Batalhão da Polícia Militar (RESENDE) com 30 munições intatas e deflagradas, na Vila Esperança. O Grupo de Ações Táticas (GAT) fazia patrulhamento pela Rua Juliana Campos Neves, na Vila Esperança quando deparou com uma caminhonete azul placa KPQ6673-RJ conduzida por Carlos Eduardo e com mais dois homens.

MATERIAL APREENDIDO

Durante abordagem nada de ilícito foi encontrado com os três ocupantes. No entanto, durante revista no veículo foi encontrado sete munições calibre 28 intactas, quatro munições calibre 36 intactas, sete de calibre 28 deflagradas e 12 munições de calibre 36 deflagradas. O suspeito foi encaminhado para a 99ª Delegacia Legal de Polícia Civil (ITATIAIA) onde foi autuado em flagrante na Lei de Armamento, permanecendo preso. Já os outros homens foram liberados após prestarem esclarecimentos.

UM FATO NA FOTO

Recordar é viver!

Não somente crianças são passageiros do ‘Trenzinho da Alegria’! Muitos, que já estiveram ali na infância, agora como pais, levam os filhos para o divertido passeio. Quem presencia a aproximação do sonoro veículo é contagiado pela alegria dos tripulantes. Um deles foi o fotógrafo do A VOZ DA CIDADE, Fábio Guimas, que fez o registro acima, na Rua Orozimbo Ribeiro, no Centro de Barra Mansa.