Resende registra 16 mil faltas de pacientes em consultas ou exames

0

RESENDE

A Secretaria Municipal de Saúde realizou em 2019 aproximadamente 46 mil agendamentos de exames e consultas nas especialidades de mamografia, eletrocardiograma, tomografia, oftalmologia, gastroenterologia, angiologia e ultrassom de abdômen total, aparelho urinário, articulação, mamas e transvaginal. Mas, o número, no entanto, poderia ser maior se não fossem as faltas de pacientes aos procedimentos agendados.

De acordo com o banco de dados da Secretaria de Saúde, cerca de 16 mil ausências em compromissos firmados foram registradas neste ano. O número indica um cenário preocupante, pois ao não comparecer a uma consulta ou exame, o indivíduo acaba ocupando uma vaga que pode ser fundamental para a manutenção da saúde de outra pessoa. “É compreensível que aconteçam imprevistos e que as pessoas acabem faltando por motivos de força maior. Porém, é fundamental comunicar a secretaria municipal de Saúde por telefone ou por WhastApp, mais um meio de comunicação criado como alternativa para facilitar a vida das pessoas. É preciso reforçar a importância dos agendamentos e que uma consulta ou exame pode ser vital para a próxima pessoa que precisa”, informa o secretário municipal de Saúde, Alexandre Vieira.

Como consequência da ausência sem o aviso prévio, o paciente precisa voltar a fazer um agendamento e será remarcado para a data mais distante disponível, perdendo uma grande oportunidade. Com isso, o acúmulo de pessoas acaba gerando filas de espera. Em 2019, assim como vem acontecendo nos últimos anos, a prefeitura realizou uma série de mutirões de agendamentos da saúde e conseguiu zerar filas de especialidades. Ainda assim, o trabalho é incessante.A gestão segue se empenhando para atender a demanda do município no próximo ano. Vale lembrar também que nos deparamos com tentativas de moradores de outros municípios tentando agendar consultas ou exames em Resende. Embora seja um indicativo de que a saúde de Resende é uma referência na região, isso também pode afetar a espera dos resendenses”, reforça Alexandre. 

O número de whatsapp pelo qual os pacientes podem avisar previamente a ausência na consulta ou exame é o (24) 98839-7475. Outros mutirões da saúde estão previstos para acontecer no próximo ano, sempre com o objetivo de agilizar cada vez mais o atendimento da rede pública municipal de saúde.