Resende reforça a limpeza de bueiros e galerias da rede de águas pluviais

1

RESENDE

A Secretaria de Obras e Serviços Públicos de Resende está intensificando o trabalho de limpeza de bueiros e desobstrução das galerias da rede de águas pluviais. O objetivo é evitar que as vias públicas fiquem alagadas durante os temporais neste período típico de precipitações com alto índice pluviométrico. O trabalho é desenvolvido por empresa especializada, contratada pelo governo municipal para atuar em toda a cidade, com procedimentos de limpeza de galerias e também da rede de tubulação a qual está interligada.

Segundo o secretário Marco Antônio Diniz de Paiva, a equipe conta com o caminhão do sistema de hidrojateamento, um reforço considerável na limpeza das galerias subterrâneas. O hidrojateamento consiste na aplicação de um jato de água de alta pressão para limpeza e desobstrução.A alta velocidade da água gera uma pressão que varia entre 100 e 1.000 kgf/cm2 e que destrói os objetos que estão impedindo o fluxo dentro de uma tubulação.

O trabalho já foi realizado em vias do bairro Cidade Alegria, como Avenida Perimetral Norte e a Rua das Mangueiras, por exemplo. O serviço consiste em retirar a sujeira acumulada nas caixas de bueiro e, em seguida, inserir a tubulação de hidrojato na galeria proporcionando a melhor vazão das águas das chuvas até o local de deságue da tubulação. “A desobstrução e limpeza das redes de drenagem, além da recuperação de caixas quebradas pela falta de manutenção, têm sido feito regularmente. Desde janeiro de 2017 até agora, já foram mais de quatro mil bueiros que receberam intervenções. Aos poucos, conseguimos amenizar e até mesmo resolver em alguns trechos, esse problema em nossa cidade”, informa.

De acordo com o governo, o trabalho de limpeza de galerias da rede de águas pluviais tem sido constante e frequentemente a rotina das equipes é dificultada pela prática antissocial dos moradores em jogar lixo nas vias públicas. Nas crostas de sujeira coletadas pelas equipes são encontrados bituca de cigarro, sacos plásticos, garrafas de refrigerante, latas de alumínio, papel de bala e muitos outros produtos que durante os temporais formam um tampão na galeria. Sem a vazão suficiente, ocorre o alagamento das vias até o fim das chuvas em diversos pontos da zona urbana.

O secretário Marco Antônio Paiva destaca que o trabalho de hidrojateamento e limpeza de galerias estão reduzindo esses trechos de alagamentos que eram frequentes em vias dos bairros Jardim Jalisco, Centro, Nova Liberdade, Manejo e Vila Julieta. Nesta última localidade, a instalação de nova tubulação na Rua São Paulo, por exemplo, atrelada a limpeza das galerias, deve evitar problemas de alagamento com reflexo na Rua Padre José Sandrup e Avenida Coronel Mendes, por exemplo. “Vale salientar que o trabalho de limpeza é feito como prevenção aos alagamentos, pois existem bairros que tiveram planejamento urbanístico mal elaborado pelas gestões passadas. O Jardim Jalisco e a Nova Liberdade, por exemplo, tem cota baixa do terreno. Na Vila Julieta, a obra de drenagem da Rua São Paulo com a Rua Feliciano Sodré evitará alagamentos na Governador Portela, no trecho da Coronel Mendes próximo ao Posto de Saúde e na Rua Padre José Sandrup, por exemplo. São obras de intervenção de limpeza e construção de nova galeria”, informa o secretário, ressaltando que a obra de drenagem da Rua São Paulo deve ser concluída nos próximos 60 dias. Iniciada em 2016, foram abandonadas pela construtora vencedora da licitação e reiniciadas na atual administração após nova licitação. A obra consiste em instalar novas galerias de concreto, nas dimensões que variam de 1,20m a 2,50m de diâmetro.

1 comentário

  1. Rodrigo da silva faria Em

    Na Entrada do meu serviço no aterro verde a consecionaria água das agulhas negras execultou um sseviço de esgoto e obstruiu a rede de agua pluvial e está precisando ugente o seeviço de desubistruição,como que faz pr agendar esse serviço.

Deixe um Comentário