Detran normaliza a emissão de carteiras de identidade em Resende

0

RESENDE

O serviço de emissão de carteira de identidade foi normalizado no posto do Detran-RJ, em Resende, nesta segunda-feira, dia 22. A empresa Angels, assumiu a terceirização do atendimento em todos os 123 pontos do Estado, colocando fim ao plano de contingência com atendimento por mutirões e atendimento máximo de 90 pessoas diariamente, uma vez que os servidores antes, sob responsabilidade da Prol, entraram em greve.

A Angels já teve sua homologação publicada no Diário Oficial e promoveu a contratação dos funcionários tendo como prioridade a manutenção dos prestadores de serviços que já estavam no órgão. Esta foi a quarta modificação contratual que a direção do Detran realizou na prestação dos serviços nos últimos três meses, já que as empresas anteriores não estavam cumprindo com suas obrigações contratuais e trabalhistas com os funcionários.

Em Resende, o mutirão teve início no dia 17 com divergência entre horário de atendimento divulgado pelo órgão estadual e o de abertura do posto, situado no interior do Shopping PátioMix Resende, na Morada do Castelo. Filas foram registradas nas primeiras horas da manha após anúncio de que os mutirões teriam senhas distribuídas para atendimento a partir das 7h30min, sendo que o shopping abre somente às 10h. A desinformação irritou usuários, que após reclamarem foram atendidos por 50 senhas conforme ordem de chegada.

Segundo o Detran, no mutirão do plano de contingência que durou três dias realizado em Resende foi registrado o total de 170 atendimentos. A partir de agora, a marcação do atendimento volta a ser com agendamento pelo site www.detran.rj.gov.br ou com o teleatendimento 0800-0204040. A média de atendimentos diários do posto de Resende é de 60 pedidos de emissão de carteira de identidade. “Assim como realizamos com os serviços de vistoria e de habilitação, rescindimos o contrato com a Prol também na Diretoria de Identificação Civil. Tudo isso com um único objetivo: a melhoria da prestação de serviços para o cidadão fluminense. A nova empresa já está trabalhando para tudo voltar à normalidade”, informa Vinicius Farah, presidente do Detran.

Durante o mutirão, três postos na capital e 10 cidades no interior foram envolvidos no atendimento que juntos totalizou 7.008 pedidos de emissão de carteira de identidade, 4.820 na capital e outros 2.188 no interior. “O serviço do Detran não parou. Apesar das paralisações, fizemos uma força tarefa para oferecer a emissão de carteiras de identidade. Os funcionários foram valentes e se colocaram à disposição para ajudar o Detran. Enfrentamos o problema de frente com a ajuda desses profissionais”, considerou Farah.

EMISSÃO

Os cidadãos que fizeram seu pedido de emissão de documento durante os mutirões e ainda não pegaram suas identificações, poderão retirá-las em postos específico. Para a emissão da carteira de identidade, o cidadão  precisa apresentar certidão original e cópia de nascimento ou casamento.  Os pedidos da primeira via da identidade são feitos de forma gratuita. Já os da segunda via precisam de pagamento de DUDA (código 500-2) no valor de R$ 37,15. Os participantes podem comprovar estado de vulnerabilidade social e conseguir a isenção da taxa.

Os cidadãos que quiserem acrescentar o número do CPF e do PIS ou PASEP podem levar estes documentos originais para unir à identidade. Menores de 12 anos só podem realizar o serviço acompanhados de seus responsáveis e portando cópia e original da certidão de nascimento, CPF (opcional) e da identidade do pai ou mãe.

Deixe um Comentário