Resende comemora o Dia da Independência do Brasil com desfile cívico-militar

0

RESENDE

Mais de cinco mil pessoas participaram, na manhã desta sexta-feira, do tradicional desfile cívico-militar que marcou os 196 anos da independência do Brasil. Realizado na Avenida Rita Maria Ferreira da Rocha, a Beira Rio, no bairro Jardim Jalisco, a parada contou com a participação dos alunos das unidades educacionais do município, representantes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, entre outras instituições. Estiveram presente a solenidade o prefeito Diogo Balieiro Diniz (Democratas); o presidente da Câmara de Vereadores, Joaquim Romério (MDB); o comandante da Aman, o general de Divisão Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, o comandante do 37º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Rhonaltt Bueno Pereira, além de secretários e vereadores.

O desfile cívico-militar foi iniciado com a passagem de 560 militares e 20 viaturas da AMAN-Cyntia Freitas

A abertura da solenidade foi feita pela Banda Sinfônica da AMAN, que executou os Hinos Nacional e o da Independência em frente ao palanque das autoridades. Em seguida, o prefeito Diogo e o comandante da Academia, general de Divisão Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves percorreram a Avenida Beira Rio passando a tropa em revista. “O desfile de 7 de setembro representa muito mais que uma simples comemoração cívica que marca a independência do Brasil. Ele é, sobretudo, um momento de resgate da cidadania e de valores importantes para a sociedade, como o civismo, o interesse público e o senso de coletividade. E em Resende, onde temos o orgulho de sediar a Academia Militar das Agulhas Negras, esta festa fica ainda mais bonita e cheia de significados, principalmente com a participação de nossos estudantes e de outros setores da sociedade”, disse o prefeito Diogo Balieiro.

Também desfilaram representantes da 37º BPM, 23° Grupamento do Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Cruz Vermelha, Grupo de Escoteiros do Médio Paraíba e Lions Clube de Resende-Cyntia Freitas

Logo após foi iniciado o desfile cívico-militar com a passagem de 560 militares e 20 viaturas da AMAN. Em seguida, desfilaram os representantes da 37º Batalhão da Polícia Militar, o 23° Grupamento do Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal, Cruz Vermelha, Grupo de Escoteiros do Médio Paraíba e Lions Clube de Resende. Ainda a participação da Fanfarra Opinião, formada por grupos da terceira idade, do 12º Distrito Escoteiro, Lions Clube de Resende, além dos pelotões Filhas de Jó, Ordem Demolay e Rotaract (membros da Maçonaria e do Rotary).

Ponto alto da parada do Dia 7 de setembro ficou por conta do desfile das escolas municipais-Cyntia Freitas

O ponto alto da parada do Dia 7 de setembro ficou por conta do desfile das escolas municipais. A fanfarra da Associação Pestalozzi, acompanhada de um grupo de alunos da instituição, deu início ao desfile das unidades de ensino. Entre elas: Escola Municipal Edouard Michelin e Santa Maria acompanhados da fanfarra da Sociedade Pestalozzi; Surubi, CIEP 489 – Augusto de Carvalho; Noel de Carvalho com sua fanfarra; Professor Carlinhos, Professor Oswaldo da Rocha Camões, Jardim das Acácias e Júlio Verne, acompanhados da fanfarra da escola Júlio Verne; Moacir Coelho da Silveira, CIEP 347 – Dr. Jorge Miguel Jayme e Getúlio Vargas acompanhados da fanfarra de sua escola. “O desfile das escolas é o que mais me emociona, principalmente a da Associação Pestalozzi. Com garra e força estes pessoas portadoras de necessidade especiais desfilam tão lindamente pela avenida. É uma verdadeira lição pra nós. Por isso, faça chuva ou sol venho ver o desfile do Dia da Independência e do aniversário de Resende, comemorado no dia 29 de setembro”, disse a aposentada Irene Ferreira, acompanhada dos netos.

Deixe um Comentário