Quase mil novos casos de Covid são registrados em Volta Redonda após festas de fim de ano

0

SUL FLUMINENSE

Após as festas de fim de ano, o Sul Fluminense teve um aumento de 1,4% de casos confirmados de Covid-19. O levantamento do A VOZ DA CIDADE analisou dados de seis cidades da região: Barra Mansa, Volta Redonda, Resende, Porto Real, Rio Claro e Quatis. A Cidade do Aço foi a que mais registrou novos casos positivos para a doença, com quase mil em um período de 12 dias. Neste período foram registradas também quatro novas mortes pela doença, sendo três em Volta Redonda e uma em Barra Mansa.

Nas seis cidades foram 1.225 novos casos confirmados da doença, do período de 26 de dezembro a 10 de janeiro. Segundo a última atualização do Mapa de Risco da Covid-19 da Secretaria de Estado de Saúde (SES) de 7 de janeiro, a cidade do Aço é a única da região em bandeira laranja (risco moderado). Barra Mansa e Quatis estão em bandeira amarela (risco baixo), Rio Claro, Porto Real e Resende estão em bandeira verde (risco muito baixo)

Volta Redonda testou 832 novos casos da doença, um aumento de 1,9%, saltando de 41.839 para 42.671 entre dezembro e janeiro, período de 16 dias, tendo um total de 1.296 vítimas. Em Barra Mansa, até o fim de dezembro, eram 20.030 casos confirmados da doença, com 702 óbitos. Doze dias depois foram confirmados mais 227 casos (1,1%).

Resende vem logo atrás com um aumento de 108 casos novos confirmados, o que representa um aumento de 0,5% de novos testes positivos. A cidade até o fim do ano passado tinha 18.298 casos e 528 óbitos confirmados. Nenhuma morte nova foi registrada neste período no município, assim como em Porto Real, Rio Claro e Quatis, que possuem 64, 60 e 34 óbitos pela doença, respectivamente. Porto Real confirmou 26 (1,0%) novos casos entre dezembro e janeiro, totalizando 2.514. Rio Claro teve um aumento de 16 (0,7%) casos positivos totalizando 2.301, assim como Quatis registrou um aumento de 16 (1,0%) novos casos, totalizando 1.074 casos.

Variante ômicron

Questionada pelo jornal sobre o aumento de casos da doença no município, a Prefeitura de Volta Redonda esclareceu que o surgimento da variante Ômicron aumentou os casos de Covid na cidade, assim como em outras regiões do país. “O avanço começou a ser notificado na última semana de 2021, entretanto, o número de hospitalizações – na rede pública e privada – e óbitos em decorrência da Covid-19 estão estáveis. Neste ano de 2022, tivemos dois óbitos confirmados, até o momento”, informou a nova.

A nota destaca ainda que, em virtude da variante, o município antecipou a terceira dose da vacina na população, a partir de 18 anos, e iniciou a aplicação da quarta dose de reforço nas pessoas com baixa imunidade. Outras medidas adotadas foram à ampliação da testagem para detecção da Covid-19. Todas as 46 unidades básicas de saúde (UBSs e UBSFs) ofertam testes de antígeno e RT-PCR gratuitamente, assim, como a vacinação, das 9 às 16 horas.

O coordenador da Vigilância em Saúde de Volta Redonda, o médico sanitarista Carlos Vasconcellos, ressaltou que a população deve reforçar as medidas de prevenção. “Os cuidados preventivos, como o uso de máscara em todos os ambientes (abertos e fechados), comprovante de vacinação atualizado – com três doses– e a higienização frequente das mãos devem ser redobrados”, finalizou.

Deixe um Comentário