Último dia do agendamento para castração de cães e gatos no distrito de Ribeirão de São Joaquim

0

QUATIS

Termina nesta quinta-feira, dia 13, o agendamento para os tutores de ca castração de cães e gatos dos moradores do distrito de Ribeirão de São Joaquim. O agendamento é promovido pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, no horário das 9 horas ao meio dia, no coreto da Praça da cidade.

De acordo com a equipe da Divisão de Vigilância Sanitária e Ambiental, no momento do agendamento os tutores vão receber a data de esterilização, as orientações pré-operatórias e o horário de recolhimento dos animais. Para realizar o agendamento da castração, é necessário ter em mãos documentos como RG, CPF e comprovante de residência. “Vale destacar que todos os distritos vão receber o serviço de castração, sendo cada um em datas diferenciadas”, informa a prefeitura.

A esterilização é feita em parceria com o Governo do Estado, por meio do Programa “RJ Pet”. Só no ano passado, a prefeitura realizou a castração de 165 animais desde que o programa foi iniciado no final de outubro.

A castração é um procedimento cirúrgico seguro e eficiente, que contribui para o controle de natalidade e para diminuir a incidência de animais abandonados nas ruas. Por recurso do projeto, as castrações são custeadas pelo Governo do Estado, por meio da Subsecretaria Estadual de Proteção Animal (RJ PET).

Os procedimentos são realizados no Centro Integrado de Recolhimento, Assistência e Controle de Animais (Cirac), instituição conveniada à prefeitura. O projeto visa proporcionar o bem estar ao animal que será castrado, oferecendo muitos benefícios aos animais, para evitar doenças.

“O projeto de castração tem uma grande importância na vida dos animais, pois através deste procedimento, conseguimos diminuir o risco de doenças, como o câncer de mama e diminuir, também, o aumento desta população, evitando, também, abandonos. Nosso Departamento de Vigilância Sanitária estará sempre disposto a fazer o melhor pelo animal, desde o agendamento da castração até o recolhimento e entrega no dia da cirurgia” afirma a chefe do Departamento de Vigilância Sanitária, Fabiana Gonçalves.

Deixe um Comentário