PSF de Penedo aumenta cobertura de atendimento e atinge 100% do bairro

0

ITATIAIA

O Posto de Saúde da Família (PSF) de Penedo aumentou o número de atendimento de moradores. A informação foi dada pelo coordenador da unidade de saúde, Leonardo Henrique Pires de Oliveira, nesta terça-feira, dia 14. Devido ao aumento de atendimento, o PSF está abrangendo 100% dos moradores da localidade, o que significa atender em torno de sete mil pessoas.

De acordo com Leonardo Henrique, o Programa de Saúde da Família atingia em torno de 70% de Penedo. Uma parte do bairro era atendida pelos Agentes Comunitários de Saúde, mas havia localidades, como o Vale do Ermitão, que ficavam sem cobertura. “Com a nova metodologia de trabalho ampliamos o atendimento e aquelas famílias que, eventualmente, não eram atendidas, devem já nos próximos dias receber a visita dos nossos Agentes”, explica o coordenador.

Para atingir o percentual, Leonardo explica que foi essencial a participação dos Agentes Comunitários de Saúde que trabalham na região. Eles entenderam a importância da nova divisão geográfica proposta, para aumentar área de abrangência de cada um dos profissionais em campo, de forma a cobrir todo o bairro. Ele destaca que sem a dedicação dos profissionais de campo as informações sobre o trabalho do PSF não chegariam à comunidade e tampouco a unidade teria acesso a dados vitais para formular as estratégias de atendimento. “Os Agentes Comunitários enxergam situações de vulnerabilidade, têm contato com pacientes que não estão em condições adequadas de saúde, fazem acompanhamentos rotineiros de pacientes acamados, dentre outras questões. Eles trazem todo este acervo para o Posto, permitindo que seja traçado o melhor encaminhamento. Todas essas informações permitem que façamos nosso trabalho, conseguindo alcançar todo o bairro”, ressaltou o coordenador.