Projetos do Professor Helvio Costa, candidato ao Senado, visam educação e geração de empregos

0

SUL FLUMINENSE/ESTADO

Educação e emprego e renda são bandeiras principais defendidas pelo candidato ao Senado, Professor Helvio Costa, do Democracia Cristã. Em entrevista ao A VOZ DA CIDADE, citou projetos que pretende fazer se for eleito para a única vaga disponível pelo Estado do Rio de Janeiro nas eleições deste ano. E os projetos são voltados para as cidades do interior, visando, dentre outras ações, a recuperação da vocação do agronegócio.

É a primeira eleição de Helvio Costa para o Legislativo. Em 2018, ele foi candidato a vice-presidente de José Maria Eymael. Contou que, filiado há cerca de 15 anos no DC, nunca teve a intenção de disputar um cargo político, mas foi chamado para que pudesse desenvolver um projeto de emprego e renda para a chapa. E com isso aconteceu, entenderam que Helvio tinha envergadura para o cargo entrando com a parte técnica. “Sou professor e entendia que poderia contribuir sendo professor do que na política. O que me motivou a mudar de ideia é que estamos pessimamente representados no Rio de Janeiro e desassistidos”, disse.

São 13 candidatos ao Senado pelo Rio de Janeiro. Professor Helvio destacou a importância de um debate, devido a tradição republicana que o cargo exige e sua importância. Para ele, o eleitor deveria analisar cada nome, saber se teriam competência para falar sobre inúmeros assuntos. “Quando isso não acontece jogam o Senado na vala comum porque é preciso entendimento para se candidatar para essa função séria”, cita.

Helvio Costa é doutorando em Agronegócio e Sustentabilidade; doutorando em Direito Constitucional; mestre em Direito Econômico; pós-graduado em Filosofia, Sociologia e Antropologia; graduado em Direito e Teologia; e atualmente cursa três faculdades ao mesmo tempo, Química, Física e Biologia, nas quais se formará no final do ano. “Só tem uma forma de mudar o Brasil, é com educação. A maior de todas as injustiças é tirar do homem a esperança e dos jovens os seus sonhos. Quero ajudar a elevar o nível de representação do Rio de Janeiro”, afirmou.

PROPOSTAS

Segundo Professor Helvio Costa, trabalhar educação e geração de emprego e renda é elaborar, dentre outras ações, projetos de lei que possam realmente fazer as coisas acontecerem, ou seja, criar um ambiente de crescimento econômico.

Sobre emprego e renda tem dois projetos. O primeiro é chamado por ele de Trabalhar é Preciso e funcionaria da seguinte maneira: Quando uma empresa entrasse em processo de recuperação judicial, as universidades do entorno entrariam com os estudantes, seja com plano de marketing, seja com ações de contabilidade, ciência e tecnologia, dentre outras. Isso daria experiência profissional aos formandos. Quando as contas forem se ajeitando, o proprietário, que antes foi afastado, retorna para administrar com um gestor para ajudar a tocar o negócio inicialmente até tudo esteja normalizado na empresa.

O segundo projeto é voltado para aquicultura, com a criação do projeto Inclusão que Vem das Águas (IVA). “Em cada cidade do Brasil implantar um IVA Park, que é a instalação de um tanque para criação de peixe. Cada IVA teria a capacidade para gerar mil empregos entre diretos e indiretos. O mundo consome 20,5 quilos de peixe ao ano, percapita, isso colocaria o Rio de Janeiro como um dos maiores produtores. O estado entraria com legislações específicas e cursos de qualificação nas comunidades. Eu montei um em Duque de Caxias e vou instalar 750 tanques para produção de 750 mil toneladas ao mês, gerando mil empregos. Não é preciso dinheiro público”, afirma, completando que lá seriam criados peixes, cresceriam e terminaria com peixe limpo para venda. Uma obrigação é que 10% da produção voltaria para a merenda escolar.

Na educação, pretende lutar pela educação profissionalizante para os jovens fazendo as escolas funcionarem dentro das comunidades. “Os projetos são casados entre educação e geração de emprego. Além disso, pretendo lutar pela classe dos professores que são desvalorizados”, afirma.

FIM DA REELEIÇÃO

Helvio Costa é contra a possibilidade de mandatos consecutivos nos cargos Legislativos. Na constituição não existe um limite para eleições, mas ele acredita que a falta de oxigenação nas Casas Legislativas impede que a política seja feita em prol da população. Para isso, proporia um projeto de lei para tornar legal a eleição e a reeleição de políticos apenas, sem possibilidade de ficar no cargo 15, 30 anos.

Nascido em Niterói, o candidato ao Senado foi criado em Silva Jardim e São Gonçalo, atualmente mora em Itaboraí.

Deixe um Comentário