Projeto Roda-Hans integra municípios contra a hanseníase

0

AGULHAS NEGRAS

Resende receberá na próxima quinta e sexta-feira, dias 19 e 20, no Parque das Águas, o “Roda-Hans: Carreta da Saúde”. Projeto realizado por meio de parceria entre a Prefeitura de Resende, os Governos Federal e Estadual e o MORHAN (Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase), para principalmente identificar casos de hanseníase. A ação conta ainda com a adesão da Prefeitura de Itatiaia, com a cessão de profissionais.

A Carreta da Saúde é um caminhão itinerante, com cinco consultórios e um laboratório que atendem a população das cidades por onde passa. No veículo, exames como a Baciloscopia de Linfa são feitos em quem apresentar manchas avermelhadas pelo corpo. Todos que recebem o diagnóstico são encaminhados ao Programa Hanseníase, desenvolvido no Posto de Saúde do Centro para tratamento completo. “O objetivo do projeto é capacitar profissionais da saúde, diagnosticar precocemente novos casos, informar a população geral sobre os aspectos clínicos e sociais da doença. O Programa é composto por uma equipe multiprofissional, com médico dermatologista, enfermeira, assistente social, fisioterapeuta, técnico laboratório e técnico de enfermagem”, ressalta a coordenadora do Serviço de Atenção Integral em Pneumologia e Dermatologia Sanitária (SAI), Alyne dos Passos Reis.

Além de diagnosticar casos de hanseníase, a equipe do programa disponibilizará testes para HIV, Hepatite e Sífilis. Quem tiver alguma dúvida sobre a doença pode procurar diretamente o programa, sem necessitar de encaminhamento da rede básica de Saúde.

ITATIAIA PARTICIPA DA AÇÃO

A Secretaria de Saúde incentiva o projeto com a cessão de profissionais da rede municipal. “Itatiaia participará com enfermeiro, fisioterapeuta, dentista, médico e um profissional de laboratório. A ação acontecerá na cidade vizinha, mas é importante esclarecer que moradores de Itatiaia também fazem parte do público alvo”, frisa Graziele Diniz Freitas, coordenadora dos Programas Especiais de Saúde, lembrando que o projeto é uma iniciativa muito importante, pois o diagnóstico precoce é fundamental. “Será um momento de se informar sobre os aspectos clínicos e sociais da doença e, além disso, terão outros serviços de saúde”, argumenta a coordenadora.

Na quinta-feira o atendimento será entre 9 e 17 horas e na sexta-feira, dia 20, entre 9 e 16 horas, no Parque das Águas, localizado na Avenida Beira Rio, no bairro Jardim Jalisco, em Resende.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !