Projeto Andanças visa melhorar locomoção das pessoas por meio de empréstimos de equipamentos

0

BARRA MANSA

Fruto do ‘Nas Trilhas da Solidariedade’, o ‘Projeto Andanças’ nasceu neste ano com o objetivo de emprestar equipamentos de mobilidade: muletas, cadeira de banho, cadeira de roda, bengalas e comadres.

De acordo com a coordenadora do projeto Fernanda Paulino, a ideia é solidarizar com as pessoas que em algum momento da vida precisa fazer uso de auxiliares da mobilidade, propiciando assim sua independência funcional e o resgate da autoestima.  “Visamos melhorar a locomoção das pessoas por meio dos equipamentos, assim reduzimos a exclusão social e criamos uma rede de doadores dos equipamentos de mobilidade, além de criar uma sinergia entre os colaboradores do Projeto Andanças”, avalia.

De acordo com ela o projeto surgiu através de ações sociais do Nas Trilhas da Solidariedade e amigos parceiros.  “Pedimos uma colaboração financeira dos participantes, ajuda quem e como pode. Parte do valor vai para a compra de alimentos, produtos de higiene, entre outros itens que a instituição beneficiada está precisando. O restante fica para a manutenção do projeto: cordas, tenda, rádio, sorteios. Como tínhamos um valor e estava sem uso e vi que a demanda de procura era grande, criei esse projeto”, relembra.

Sobre ajudar essas famílias, muitas em situação de vulnerabilidade social, Fernanda destaca o sentimento de gratidão. “Nós colocamos no lugar do outro, ouvir a história e tentar amenizar a dor é gratificante. Na verdade, nós que somos beneficiados. Só vivenciando para saber”.

As pessoas que quiserem fazer a doação de algum equipamento ou saber como funciona a triagem para empréstimo, basta fazer contato no número (24) 998819902 e falar com Fernanda.