Programação de Corpus Christi conta com Missas e procissões 

0

SUL FLUMINENSE

A Igreja Católica celebra hoje, dia 20, o Corpus Christi, mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. Na diocese de Barra do Piraí /Volta Redonda, dom Luiz Henrique da Silva Brito, bispo diocesano, participa da solenidade preparada pela Região Pastoral de Volta Redonda. Na programação a tradicional confecção do tapete a partir das 7 horas na Igreja Santa Cecília, na Vila Santa Cecília.

O tapete será confeccionado por representantes de todas as paróquias de Volta Redonda durante todo o dia. Antes de ser utilizado, porém, haverá a Missa na Igreja Nossa Senhora da Conceição, no Conforto, às 16 horas. De lá, os fiéis saem em procissão até a igreja Santa Cecília, onde será dada a benção do Santíssimo Sacramento.

A solenidade também conta com programações nas outras regiões pastorais da diocese. Serão missas, procissões, adoração e a confecção dos tapetes. A celebração de Corpus Christi acontece na primeira quinta-feira depois do Domingo da Santíssima Trindade. A data foi oficializada pela igreja em 1264 e se comemora a institucionalização da Eucaristia.

Programação nas regiões pastorais

Na região Pastoral de Barra do Piraí, na Igreja São Benedito terá às 16 horas a missa solene seguida de procissão em direção à Catedral; Em Barra Mansa, na Paróquia São Sebastião, na Matriz, terá a Santa Missa às 7 horas, logo depois a adoração ao Santíssimo de 8 às 12 horas, às 14 horas tem novamente a Santa Missa e às 15h30min terá a procissão pelas ruas da cidade. Já na Paróquia Santo Antônio de Saudade terá às 9 horas a Confecção dos tapetes e às 19 horas a missa e procissão.

Já em Resente na Paróquia Nossa Senhora da Conceição terá às 17 horas a missa seguida de procissão (gesto concreto: doação de alimentos), e, na Paróquia São Sebastião, no Campo Elíseos, tem a missa Solene, às 19 horas.

Ainda em Resende, a prefeitura preparou uma programação especial para o feriado prolongado de Corpus Christi, que contará com muita música e diversão. A partir de sexta-feira, dia 21, será realizada a 1ª Edição do ‘Estação Musical’, projeto desenvolvido pela Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda. O evento pioneiro ocorre por meio de uma parceria com o projeto ‘Niterói Além da Ponte’, que contempla o município com duas atrações musicais gratuitas na Praça do Trenzinho, em Campos Elíseos. Já no sábado, dia 22, a partir das 11 horas, tem Silvério Pontes, na praça do Trenzinho, ainda no Campo Elíseos, e, no domingo, dia 23, a partir das 10h30min, no calçadão da Avenida Nova Resente, ‘Música na Feira’.

 

Angra se prepara para celebrar Corpus Christi

Em Angra dos Reis, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Centro, vai promover uma programação com missas e confecção dos tradicionais tapetes. A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio, apoia a programação e já está trabalhando na coloração das serragens para a confecção dos tapetes. A Secretaria de Serviço Público e a Superintendência de Mobilidade Urbana também prestam apoio à festividade católica.

A programação começa logo pela manhã, às 7h30min, com a celebração de uma missa na Igreja Matriz. Logo após, às 8h30min, a comunidade começa a se envolver com a confecção dos tapetes, na Rua do Comércio, que será fechada para o trânsito de veículos às 8 horas.

Às 15 horas acontecerá a saída da procissão de Corpus Christi da comunidade da Carioca. Os fieis passarão em procissão pelas Ruas Lincoln Correa da Silva, Professor Lima e Rua do Comércio, em direção à Igreja do Carmo, onde será celebrada uma missa solene.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !