Gincana Ecológica estimula alunos à preservação do meio ambiente

0

ITATIAIA

Alunos do Colégio Municipal Reinaldo Maia Souto participaram na última terça-feira, dia 18, nos turnos da manhã e da tarde, de uma Gincana Ecológica, promovida pelos professores de Ciências do colégio. A gincana, que teve a participação de alunos do 5º ao 9º ano, comemorou o Dia do Meio Ambiente, celebrado no último dia 5. O trabalho envolveu os profissionais da educação, que participaram ativamente fazendo parte das equipes, orientando os alunos e recebendo as tarefas.

Os organizadores puderam contar ainda com a presença do secretário de Meio Ambiente Walter Lúcio da Silva e do Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, o vereador Vaninho, que fizeram parte do júri que deu notas para a apresentação e confecção dos mascotes.

As equipes receberam nomes de animais e cachoeiras do Parque Nacional do Itatiaia, como Maromba, Itaporani, Poranga, Quati, Muriqui, Colibri e Flamenguinho. A maioria com origem na linguagem indígena, já que este ano comemora-se o Ano Internacional das Línguas Indígenas, com exceção do Flamenguinho, sapinho que é o símbolo do Parque.

Os alunos tiveram que cumprir tarefas como plantio de mudas, confecção de cartazes explicando sobre os quatro ‘erres’ e de fantasias, mascotes e petecas com material reciclável, coleta de lixo reciclável como garrafas pet, latinhas, lacres e pilhas. Teve ainda minicampeonatos de jogos como garrafobol, bilboquê e peteca, assim como a criação de um poema relacionado ao meio ambiente e uma amarelinha ambiental em que eles tiveram que responder perguntas relacionadas à preservação do meio ambiente, entre outras atividades.

A gincana arrecadou cerca de 300 quilos de lixo reciclável, que foram vendidos. A arrecadação será aplicada na premiação das equipes vencedoras com uma rodada de pizza para os alunos do primeiro turno e possivelmente um passeio para os alunos do segundo turno. No primeiro turno a equipe campeã foi a Quati, com alunos do 9º ano. No segundo turno a vencedora foi Flamenguinho, com alunos do 5º e do 6º ano.

Para a diretora do Colégio Reinaldo Maia Souto, Alessandra Assunta Altomare Neves, essa iniciativa foi muito importante e bem recebida por todos, pois proporcionou aos alunos uma forma de aprendizado diferenciada da do dia a dia, com interdisciplinaridade e envolvimento total de cada um deles “Houve grande envolvimento de todos na escola, e além dos alunos aprenderem sobre a preservação do meio ambiente de uma forma diferenciada e interdisciplinar, já que foram trabalhadas atividades relacionadas com outras áreas de conhecimento, puderam ainda exercitar a competitividade de forma respeitosa uns com os outros”, disse Alessandra.

 

 

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !