Profissionais de saúde da UPA de Barra Mansa reclamam de atraso de salário

0

BARRA MANSA

Os profissionais do setor de saúde que trabalha na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Centro de Barra Mansa estão indignados com o atraso nos proventos. Membros da equipe de clínicos e pediatras informaram ao A VOZ DA CIDADE que estão sem receber salários desde o mês de agosto, totalizando dois meses de atraso. Apesar de lamentar a situação, os profissionais seguem em atividade com a rotina de atendimentos na UPA.

E é neste momento que eles acusam o entrave burocrático entre a Prefeitura de Barra Mansa, a Santa Casa e uma Organização de Saúde que por ora é a atual responsável pela gestão da instituição. Segundo um profissional que falou à reportagem na segunda-feira, dia 12, e optou em omitir seu nome e função temendo represálias, o problema abrange aproximadamente 60 profissionais. “Estamos numa situação complicada. Soubemos da promessa de resolução pelo governo municipal, a Secretaria de Saúde. Mas nada recebemos ainda até hoje (dia 12). Nossa expectativa é que tudo seja resolvido antes do feriado, ao menos o atual mês cheio. Gostaríamos de ter nosso problema financeiro sanado. São dois meses de atraso e nem assim deixamos de atender a população que nada tem a ver com isso”, comenta o profissional alegando que a troca de gestão para a Organização de Serviço (OS) teria gerado o desencontro na gestão financeira. “Toda vez que muda o processo isso acontece. As coisas vão se repetindo e temos que pedir solução”, conta.

O período do ‘desencontro financeiro de gestão’ indicado pelo profissional da UPA ocorreu quando o pagamento deles era efetuado pela Santa Casa, que por sua vez recebia o repasse de recursos oriundos da Prefeitura, sendo que atualmente essa gestão da UPA é gerenciada por uma OS. A Santa Casa alega que não recebeu todo o dinheiro da administração municipal, enquanto que o governo informou que acertou tudo normalmente. Pelas redes sociais diversos posts dos funcionários da UPA citam trechos desta transição na gestão da unidade. Há, inclusive, o post de uma profissional citando ter recebido a confirmação do prefeito negando ter dívidas com a Santa Casa. “Tenho sete anos de casa e há três enfrentamos problema parecido como esse, quando ficamos sabendo que houve repasse da Secretaria de Saúde, mas não realizaram o pagamento aos trabalhadores. A OS assumiu em setembro, trabalhamos por questões éticas e vivemos em meio ao desencontro de informações”, critica a profissional.

PAGAMENTO

Nesta terça-feira, 13, a Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que o salário em atraso de médicos se refere ao último mês em que a UPA estava sob a gestão da Santa Casa de Misericórdia. Portanto, a instituição é quem deve regularizar a situação. Com relação à atual gestão realizada pelo OS (Organização Social), a Secretaria de Saúde informou que os repasses de recursos estão em dia.

Ainda nesta terça-feira, a reportagem buscou informações sobre a situação junto à Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa. Entretanto, a provedoria da instituição informou através de sua assessoria de imprensa que não se pronunciará no momento.

Deixe um Comentário